P�ginas

03 setembro, 2014

Tag: Feitiços de Harry Potter

    Eae, galera, só na boa?:
  Tem muito tempo que não faço uma tag aqui no blog. Então, pra mudar isso e voltar a por as coisas nos eixos, resolvi fazer essa aqui, que foi criada pelo canal TurtleSympathy e traduzida para nossa língua-mãe pelo blog Arrastando as Alpargatas. A tag consiste em pegar 10 feitiços da série Harry Potter e relacioná-los a livros. 
    E aí, bora conferir?





Expecto Patronum: Um livro de infância relacionado a boas memórias.

Os Doze Trabalhos de Hércules
 


Já falei aqui o quanto minha infância foi marcada por Monteiro Lobato, e também o quanto sou apaixonado pela boa mitologia grega. Esse é o meu livro preferido do escritor, além de ser um dos que eu mais reli na vida... Enfim, esse livro na verdade resume a minha infância, na qual a vida parecia sempre ser uma grande fantasia...



Expelliarmus: Um livro que te pegou de surpresa.

A Ilha do Tesouro
 


Há muuuitos anos atrás, peguei esse livro na biblioteca da escola, sem nenhuma expectativa. Nunca tinha lido uma história de piratas antes, ou algum outro livro do Robert Louis Stevenson. Mas logo no primeiro capítulo, já fiquei surpreso. Era uma coisa completamente nova, um ambiente completamente novo, e uma mitologia tão incrível que eu soube que me marcaria para sempre. E estava certo: A Ilha do Tesouro me fez apaixonar pelas histórias de piratas, que me influenciaram tanto que devo a elas o título desse meu blog. O livro também criou toda uma base, uma referência para as histórias futuras de piratas. O estereótipo do pirata de perna de pau e com um papagaio no ombro, por exemplo, surgiu através do personagem Long John Silver – o pirata mais influente da ficção.



Priori Incantatem: O último livro que você leu.

A Guerra dos Tronos
 


Depois de ter visto todas as temporadas de Game of Thrones, pensei: foda-se, eu tenho que ler essa série, mesmo já sabendo de tudo que vai acontecer de importante. E comprei A Guerra dos Tronos. E que livro! O fato de você já conhecer a história não atrapalha em nada a leitura, na verdade até a complementa e a torna mais excitante. O fato é que, só pelo primeiro livro, já posso dizer que As Crônicas de Gelo e Fogo é uma das melhores e mais inteligentes séries literárias de todos os tempos.



Alohomora: Um livro que te apresentou a um gênero que você não tinha considerado antes.

Viagem ao Centro da Terra – Ficção Científica
 


O livro conta a história de um cientista que descobre um pergaminho com instruções que podem levá-lo ao centro da Terra. Tem ficção científica melhor que isso? Júlio Verne pode ser considerado o pai, senão, o popularizador desse gênero literário. Li esse livro quando ainda era criança e, antes dele, eu nunca tinha me interessado por nada que fosse rotulado como ficção científica. E hoje esse gênero é um dos meus três favoritos – junto com a ficção policial e a fantasia.



Riddikulus: Um livro engraçado que você leu.

O Fantasma de Canterville
 


Esse livro é na verdade um conto do escritor irlandês Oscar Wilde – o cara. A história em si nem é uma comédia – é um conto sobrenatural, com algumas alusões aos costumes da época. Mas a história do fantasma que faz de tudo para expulsar a família que se mudou para sua antiga mansão (já ouviu essa história antes?? Foi aqui que tudo começou...) é tão bem contada que, quando você vê, você está rindo do fracasso do espírito e, na verdade, torcendo para que ele consiga o que quer...


Sonorus: Um livro que você acha que todos deveriam conhecer.

Sherlock Holmes
 


Eu sei que todo mundo já ouviu falar em Sherlock Holmes, mas uma boa parte das pessoas só conhece o famoso detetive através das adaptações para o cinema e a televisão. Os livros de Sir Arthur Conan Doyle são fascinantes, com uma linguagem intrigante, passagens que te transportam para os cenários e os costumes de uma Londres vitoriana e, o melhor, a convivência com o espírito sarcástico e quase inumano de Sherlock Holmes – o que muitas adaptações não conseguem traduzir genuinamente para as telas.



Obliviate: Um livro ou spoiler que você gostaria de esquecer ter lido.

O Símbolo Perdido
 


Gosto muito de Dan Brown. O Código da Vinci é um dos livros mais fascinantes que eu já vi, e seu predecessor, Anjos e Demônios, é talvez o melhor livro do autor. Por isso, quando eu comecei a ler O Símbolo Perdido, fiquei na expectativa de ler um livro tão impactante quanto os outros dois anteriores com Robert Langon. E no início a história até foi bacana, mantendo o ritmo eletrizante característico do autor. Mas enquanto a leitura ia decorrendo, eu percebia que a história em si não estava lá grande coisa e, quando cheguei ao final, descobri que estava bem decepcionado. A grandiosidade de Anjos e Demônios e O Código Da Vinci simplesmente se perdera...



Imperio: Um livro que você teve que ler para escola.

O Demônio Familiar
 


Esse livro é bem pequenino, sendo na verdade uma peça teatral. Quando comecei a lê-lo, achei que seria chato como todos os livros que somos obrigados a ler na escola (por isso que eles são chatos, haha). Mas tive uma surpresa; logo entrei no clima da peça, que é uma comédia que trata principalmente das relações familiares e dos costumes da época. Já reli e pretendo reler de novo...



Crucio: Um livro que foi doloroso para ler.

Harry Potter e as Relíquias da Morte
 


Foi doloroso saber que era o fim; que depois daquele livro, não haveria mais histórias daquele mundo que já era parte da sua vida. Que a cada página que você virava te deixava mais perto do momento do adeus... E, enquanto isso, você também sofria ao ver alguns personagens queridos morrendo... Era como ter que dizer adeus duas vezes. E, quando finalmente você termina o livro, vem aquela melancolia, aquele sentimento de vazio, e aquela ressaca literária que será a mais longa da sua vida.



Avada Kedavra: Um livro que pode matar (interpretação livre)

Harry Potter e a Pedra Filosofal.
 



Esse é um livro que pode mudar sua vida; o trouxa em você morre e dá lugar à um bruxo. Um mundo completamente novo que vai te invadir lentamente. Personagens vão te conquistar de tal forma que às vezes você vai ter a impressão de que realmente os conheceu, falou com eles, os abraçou... Depois de ler Harry Potter, a pessoa tem 99% de chances de nunca mais ser a mesma. E você vai ler outras séries legais, bacanas, algumas até parecidas, e vai amá-las também. Mas esta sempre será a sua favorita.


    E aí, o que vocês acharam? Quem quiser fazer essa tag, ou escrever nos comentários outros livros que te enfeitiçaram, sinta-se à vontade!


por Diego B. Oliveira

53 comentários:

  1. Gostei dessa tag.^^ Acredita que não li nenhum dos livros que você citou? Pois é como pode alguém ainda não tem lido HP? kkkkk

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  2. Cara, nem consegui dar uma chance para acabar Simbolo Perdido. Me perdi toda nele. ahauhuahuahuahuahua
    Sobre As Relíquias, foi puta doloroso para mim também. Acho que jamais encontrarei uma série que tenha vontade de ler, reler e ler de novo todos os livros.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Essa tag e a mais perfeita de todas hp <33 adorei,otimas escolhas

    cherrycharming2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Amei seus comentários aos livros Crucio e Avada Kedavra, e antes de ver qual livro era o de Expecto Patronum eu já sabia que você falaria sobre algum do Lobato pelo seu post recente sobre ele. Abçs

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adoro essa tag. Já respondi no blog também, mas não tivemos nenhum livro em comum hehe
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa tag! É bem legal. Adorei o que disse sobre GOT <3

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  7. Suuperrr adoreiiii
    http://euteamojanaobasta.blogspot.com.br/
    ABRAÇOSS

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Adoro essa Tag, as suas respostas ficaram bem legais!
    Pra mim, também foi doloroso ler "Harry Potter e as Relíquias da Morte", foi difícil aceitar que era o último livro de uma série tão legal! Concordo com você, depois de ler Harry Potter a pessoa tem 99% de chances de nunca mais ser a mesma!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  9. Li apenas um livro do Sherlock mas concordo com você, deve ser lido por todos, estou querendo ler os livros do Harry a algum tempo, mas ainda não montei minha coleção, encontrei os livros na versão econômica, mas não quis... Estou esperando a versão de colecionador chegar na minha city.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Que legal a tag! *-*
    A guerra dos tronos é muito bom! Estou para começar o 3º, mas tenho muita preguiça! hahaha
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Diego!
    Adoro essa tag e já que você a deixou livre, farei no meu blog também. Haha
    "O Símbolo Perdido" é bem decepcionante mesmo. Jamais supera os dois livros anteriores do autor. E "Inferno" consegue ser mais decepcionante ainda! Infelizmente.
    Quero muito ler ao do Verne um dia. Muito mesmo.
    E HP é sem palavras! Concordo com teus comentários.
    Tipo, eu tenho GoT aqui. Apenas o primeiro livro. Mas ainda não li devido ao tamanho e por temer não gostar.. Haha
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Cheguei a ler O fantasma de Canterville mas não gostei nem um pouco *-* Outro livro que eu li e você citou foi o primeiro de HP, mas também não gostei muito.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Diego!

    Adorei a tag e as suas escolhas de livros! Tenho muita vontade de ler Game Of Thrones e Harry Potter (nunca li nenhum livro da série, acredita?)!

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Já conhecia a tag. Adorei suas escolhas me senti respondendo junto com você hehehe. Realmente que dor ler o ultimo livro do Harry, apesar da curiosidade, saber que era o ultimo doeu muito. George R. R. Martin é um gênio, pena que não termina a serie nunca heheheh.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Nossa que tag maravilhosa. Acho que vou fazer lá no blog.

    PS. Obrigada por ter visitado o meu blog.
    Bjuss Girl
    apenasumdiariovirtual.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gosto muito dessa tag,mas ainda não a respondi porque gosto de apenas ver quem já a respondeu.
    E não fui a mesma depois de ter lido Harry Potter e a Pedra Filosofal,entrei em uma muito totalmente diferente do meu e por um bom tempo passei minha vida nesse mundo,um mundo com magia.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. E aí, tudo bem?
    Eu adorei a tag, achei muito legal! Eu concordo plenamente que HP 7 é um livro muito doloroso de ler... Eu chorei muito quando li...
    Abraços!
    http://enjoythelittllethingss.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Achei muito legal a tag e gostei muito do seu blog. Estou seguindo!
    http://loucosporlivros-cfb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Menino do céu, que tag mágica - literalmente - essa eu não conhecia!
    Saudades de Harry Potter!
    O unico que li do Dan Brown foi Ponto de Impacto e achei legal mas morno (me julguem), no entanto trenho a trilogia do Langdon + Inferno para ler , vamos ver quando começarei rsrs
    Não li Game Of Thrones por motivos de preguiça porque tenho os tres primeiros mas pretendo ler e O fantasma de canterville comprei na edição capa dura na bienal, vamos ver se leio - parece ser divertido!
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  20. amei, achei bem interessante e diferente.

    seguindo o seu blog

    http://www.isadoramonteiro.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Ola Diego.
    Adorei a TAG, vou fazer la no blog tambem.
    Gostei das suas respostas, sao livros bem diferentes.

    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir
  22. Diego,
    Amei essa TAG e vou respondê-la no blog com certeza!!!
    Adorei suas escolhas e suas respostas, principalmente com A Pedra Filosofal, realmente vai despertar a magia que há em nós!!!
    Fiquei triste por Símbolo perdido não ser tão bom... tenho aqui e está na fila!
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  23. Oi, Diego!
    AMEI a tag! *-*
    Vou responder, com certeza!
    Adorei suas respostas e concordo principalmente com aparte que você diz que todos deviam conhecer Sherlock Holmes, ele é incrível.
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Diego, essa TAG é uma das mais criativas que já vi! Confesso que amei as suas respostas :)

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. oi, tudo bem?
    adorei a tag. Dos escolhidos só li Harry potter, e gostei muito de como você os encaixou em cada feitiço. Realmente, as Relíquias deu vontade de chorar, porque foi o fim de uma série que lia a muitos anos. E a Pedra filosofal foi o ponta pé inicial para um vício gigantesco, rs

    beijos
    meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Adorei a tag, ja tinha visto antes e acho ela bem criativa. Quanto aos livros citados ja conhecia alguns, obvio, e acho que esse A ilha do tesouro deve ser uma leitura bem gostosa.
    Abraços
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá!!!

    Que tag perfeita Cara! Nunca tinha visto ela antes mas me encantei.
    Adorei sua escolha de livros, e já li alguns e sentias mesmas coisas.
    Lindo blog <3
    Livros que me enfeitiçaram: A menina que roubava livros; A esperança.

    http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. kkkkk... adoro essa tag!
    E, é verdade.... Depois de HP o trouxa que existe em nós realmente morre....kkkk
    Boa!
    Até!!
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Gostei da tag Diego. Ainda não li Harry Potter, acredita? Sou uma das poucas pessoas que curtiram O Símbolo Perdido...hehe. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  30. Gostei da tag, eu nunca li HP :X haha

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  31. Olá!

    Eu respondi também essa tag e minhas respostas são bem diferentes da sua! Gostei das suas respostas, menos do Harry Potter rs

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Adorei a sua respostas.
    Eu gosto bastante de O Símbolo Perdido. Do autor, o único livro que me decepcionou um pouco foi Fortaleza Digital. Mas Inferno foi o melhor dele, na minha opinião.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de setembro

    ResponderExcluir
  33. Adorei a Tag hahaha muito divertida! E claro, tinha que ter algum (ou mais de um) Harry Potter <3

    Que legal que leu recentemente Guerra dos Tronos! E Os Doze Trabalhos de Hércules também me lembra infância! *.*

    Adorei o post!!

    Beijo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Olá, gostei muito da tag e das suas respostas. Não poderia faltar Harry Potter na tag do Harry Potter, né?! rsrsrs
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Gostei da tag, ainda nao tiinha visto !

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  36. Oi Diego,
    Acho essa tag tão criativa ahaha
    Adorei suas respostas, estou doida para ler Guerra dos Tronos, eu só leio spoilers na wiki e assisto a série haha

    Esse do Dan Brown tenho por aqui, preciso tirar um tempinho para ler também.

    bjs e um ótimo final de semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  37. Adorei a tag, super criativa!!
    E concordo que todo mundo deveria ler Sherlock Holmes.

    Bjos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Oiee Diego! Eu vejo muitos blogueiros respondendo essa tag e adoro ver as respostas. kkk Fica bem legal! A maioria desses livros eu gostaria muito de ler, ainda não li nenhum dos apresentados aqui.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  39. Hey, Diego! Tirando os livros de HP, todos mencionados que não li ainda, estão na minha booklist. Julio Verneeeeeeeeeeee <3 O melhor autor, mais criativo de todos os tempos, um verdadeiro gênio! Eu já amava ficção científica, e Viagem ao Centro da Terra foi um livro bem marcante, e uns dos meus 3 preferidos até hoje.
    Adoro teu blog :D
    ━━━━━━ •✺• Like a Rock Like a Roll •✺• ━━━━━━

    ResponderExcluir
  40. Muito legal essa tag haha E até que deu em uma lista de livros muito boa né! :O

    ResponderExcluir
  41. OI, Diego!
    Eu assisti - pela metade - o filme desse livro de ficção cientifica. Sem contar que meu gênero literário - alem de filosofia - é esse *-*

    conclusoesnoturnas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Ahhh eu adoro esta TAG e adorei também tuas escolhas, algumas bem originais!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  43. Oiii Diego. Essa tag é muito legal neh? ainda não a fiz, mas pretendo fazer. Adorei as suas escolhas com HP. Realmente o primeiro muda a nossa vida e o último é um adeus dolorido.
    Acredita q nunca li Monteiro? Nunca me atraiu, sei lá. hehehhe.
    E os livros da escola, hum, fui apresentada a alguns maravilhosos. ás vezes a gente se surpreende neh?
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Oie! Adorei as respostas, já li alguns livros que você citou outros ainda não!
    Bjs, se puder comentar nesse post ajudará muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/09/outlander-viajante-do-tempo.html
    Nay =D

    ResponderExcluir
  45. Gostei da tag, fiz uma de Harry Potter um dia desses la no blog, queria fazer essa, mas ai vai ser overdose de Harry, hahahhaa. Ótimos livros!

    Bjks!

    Chá das 22 | Fanpage

    ResponderExcluir
  46. Diego, essa tag é mesmo uma maravilha, não é!? :D Adorei suas respostas! Alguns livros eu não conhecia, outros sim. Bom, comentários: já vi muitas pessoas se decepcionarem com 'o símbolo perdido', o que é uma pena... acredito que era um livro bastante aguardo pelos fãs de Dan Brown; realmente o 'relíquias da morte' foi doloroso... ótima colocação; preciso urgentemente ler rthur Conan Doyle, e você acaba de me lembrar isso.

    Abraços.
    http://universoliterario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  47. Oláa!
    Adorei a tag e alguns livros mencionados nela. A muito tempo que não faço uma tag também, de repente faço essa! =]

    Beijos,
    Fer - http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Olá.
    Ah que incrível essa tag, vou fazer lá no blog, adoro tags de Harry Potter UAHSUAHSUA As Crônicas do Gelo e Fogo são incríveis. Eu li os dois primeiros livros e simplesmente só tenho elogios a série. Ah, HP7 foi sofrido de ler mesmo, ainda não superei essa leitura até hoje, tanto que nem cheguei a reler esse livro. É o único de HP que não reli, tenso.

    Beijos, Vanessa
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  49. PS: eu tambem quis tirar foto no trono mas a fila tava quilometrica, entao... EU deixei pra la , vai ahsduahsdas
    Obrigada, querido!
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  50. Gostei bastante da tag
    Bem interessante
    Já estou seguindo ;)

    Beijos
    http://pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  51. Oi, Diego! Notei sua ausência Hahaha <3
    Fiquei super honrada ao saber que sua recorrência a blogosfera - mesmo que tenha ocorrido instantaneamente - se deu por blogs cujo os quais o meu se encaixa. Fiquei super honrada em saber que você sinta um prazer proveniente em ver e rever meu blog! Serio, obrigada mesmo *-*
    Estou de acordo com seu comentário, perguntar é a coisa mais importante a se fazer, caso você queira, realmente, ser altruísta, e quando isso não for possível, talvez não fazer nada seja melhor. Não ajudar quem não quer ser ajudado... ate porque, ajudar é outro conceito individual. Mas da mesma maneira, não fazer algo ao qual a outra pessoa esteja envolvida, porque você não sabe a reação dela.
    Costumo comparar essas pessoas um canto escuro que você nunca visualizou e consequentemente não vai atirar contra ele, pois não sabe o que vai acertar!

    ResponderExcluir
  52. O blog já foi atualizado! - http://conclusoesnoturnas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Foi muito difícil pra mim também ler o sétimo livro de Harry Potter. rs
    Mas amo a série e sempre releio, mesmo lendo só por partes. haha
    O primeiro mudou a vida de muita gente, assim como a minha.

    Beijos :)
    http://clicandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir