P�ginas

06 setembro, 2013

Processo de Criação de um Blog

Primeiro, nasce a ideia.


Linda e entusiasmada, ela se alastra pela alma do pobre mortal; e o cara percebe que só vai voltar a ser feliz no dia em que tirar a ideia do papel. E assim um bebê blog vem a mundo.


Depois vem o entusiasmo.


São os primeiros passos do blog; o blogueiro sente vontade fazer umas cinquenta postagens por dia. Visita todos os blogs possíveis, comentando e divulgando o seu espaço. Procura mil parcerias e checa todos os dias sua caixa de e-mail à procura de respostas. E faz uma festa a cada novo comentário para suas postagens.


Chegam os primeiros sucessos.


Nesse momento, as parcerias começam a aparecer. O número de comentários e de visualizações diárias crescem, e quando o blogueiro vê, o blog alcançou um número de seguidores que ele só esperava alcançar dali a alguns meses. Os livros para resenha começam a chegar na caixinha de correios e o nome do blog começa a ser lembrado na blogosfera.


Então surge a precaução.


O blogueiro começa a perceber que o blog tem um público e que, consequentemente, está sujeito a críticas e avaliações. O blog necessita, portanto, de apresentar um conteúdo de qualidade e de interesse geral. Dá-se importância agora à visibilidade individual de cada postagem. Aos poucos, o blog ganha uma programação, com quadros e colunas fixas. Passa a colocar um espaço de tempo mais alternado entre os posts, que vão de um a três dias. E, nessa busca pela qualidade e pelo interesse, surge um probleminha.


Some a inspiração.


O que no início era descompromissado agora se tornou sério. Mas... o que ele pode escrever de interessante? Sobre o que ele deve falar? Sobre qual livro ou filme deve resenhar? E, poxa, o que fazer quando o texto não sai tão bom assim? São momentos escuros...



Vem o desânimo.



Essa é a parte mais difícil. Sem ideias e, às vezes, sem tempo (oh sim, agora surge tudo para atrapalhar: aulas, trabalho...), o blogueiro começa a abrir cada vez menos a página inicial do Blogger. Faz projetos de posts, mas não sai do papel... As postagens começam a ser semanais... Até a vontade de visitar os blogs amigos fica ofuscada. E é nesse momento que muitos abandonam o blog. É o primeiríssimo - e fatalíssimo - período das trevas.

E depois...


Depois ele percebe que só há duas escolhas: ou para ou continua. Parar seria um alívio, afinal, conduzir um blog requer muito compromisso. Mas continuar seria um prazer maior ainda: teria um espaço onde colocaria suas ideias, teria o seu público e falaria das coisas que mais gosta no mundo. Então a decisão é tomada.


E acaba a infância.


Tudo mudou agora. A consciência do blogueiro é outra; ele agora cresceu. Se ele decidiu parar, cresceu o suficiente para perceber que não dava mais conta. Se ele decidiu continuar, cresceu o suficiente para saber que, com lutas e conquistas, altos e baixos, a vida na blogosfera é uma boa e agradável aventura.



    É, gente, não é nenhum segredo que estou passando agora pela fase do desânimo. Sem ideias, quase pensei em parar tudo por aqui. Mas então percebi que, poxa, também não é assim.
    Nem tudo tem que ser sério, seriísimo. As coisas são mais fáceis quando feitas de modo descontraído, descompromissado. E, no mais, se o blog ficar ruim... Bem, para cada blog ruim, há dois outros bons, rsrsrs. A blogosfera é um universo bem equilibrado.
     Eu tô tentando crescer, sair da infância. Mas nenhuma criança deixa de ser criança só porque quer, isso quem faz é o tempo... Então, hehe, é meio difícil.
    Mas como eu tenho vontade de continuar tudo isso, é isso aí, resolvi continuar. Nem que eu tenha que fazer postagens anuais (tá bom, foi uma bincadeira), eu vou arriscar, quem sabe eu pego o Tom e tudo dá certo... 

por Diego B. Oliveira
 

26 comentários:

  1. Haha!!!
    Adorei a postagem, me identifiquei com as etapas aí em cima, acho que estou na fase do "e depois...". Percebi que quanto mais parcerias eu consigo, mais postagens preciso fazer e menos tenho tempo de ler. A ironia é que tenho dezenas de livros na "fila de espera", mas como os de parceria são prioridade, os que compro vão ficando para trás. Chegou a hora de me reorganizar =)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  2. Administrar um blog não é fácil mesmo, principalmente porque as pessoas estão sempre esperando o melhor de você rs
    Adorei o post, muito criativo hehe

    Beijos! ♥
    http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do post, as "fases" são essas mesmo! hahahaha
    Mas concordo mesmo é com o que você disse no final, nem tudo precisa ser seríssimo! (tá, no meu blog NADA é seríssimo, mas enfim.. xD)
    Não desanime, o Peças de Oito é um dos blogs que eu mais gosto de visitar! (só não conta pra ninguém que eu disse isso, gosto de manter o ar de "eu gosto de todos igualmente" rs)

    Abraço!
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi,

    entendo o que você diz, pois também estou passando pela fase do desanimo, estou tendo muitas dificuldades agora que comecei a trabalhar. Conciliar faculdade-estágio-trabalho-blog-leitura está bem dificil, estou me desdobrando para manter as postagens diárias, mas não quero desistir, porque o blog é o que desestressa minha mente hehe

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Hey,
    Tomei um susto quando você disse que estava pensando em parar de postar, ainda bem que você vai continuar, pois seu blog é maravilhoso... Ah e obrigado por ter seguido o blog novo, fiquei muito feliz ^^
    Abraço Lucca.
    Novo post no meu blog novo... rsrs'

    ☠ ‏Vitamina de Pimenta ☠

    vitaminadepimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei o post. É exatamente isso que todo blog blogueiro passa!! E a pior parte é a decisão de parar ou continuar, e isso pode mudar muita coisa na vida de um blogueiro!
    Kiss
    With You

    ResponderExcluir
  7. De facilidade o blog não tem nada. Alcançar o sucesso tão sonhado por muitos blogueiros não é nada fácil, crises como a falta de inspiração, tempo e até mesmo vontade de desistir é super natural. Afinal um blog não é fácil (não mesmo, viu?), mas continue nessa trajetória, se lhe falta inspiração, busque referências na internet e no que depender de mim estarei aqui!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Um dos post que mais me identifiquei, durantes esses 4 anos de blogosfera!

    Durante esse tempo criei alguns blogs, onde tudo é mais fácil, ideias, criações, inovações, o período do nascimento de um blog. Quando vai passando o tempo, as ideias vão decaindo, a inspiração não há mais e a vontade se resulta no desânimo. Eu lhe entendo muito bem.

    Até estava sentido falta de suas visitinhas lá no blog e, é claro, suas postagens por aqui.

    Acredito que às vezes é bom se distanciar um pouco da blogosfera. Sair, viajar, ver um filme, sair com os amigos, fazer coisas novas, ler e até estudar... depois volte para cá com tudo!
    O seu blog é o SEU espaço. Você que determina quando quer postar algo. Claro que as vezes criamos alguns compromissos e devemos cumprir, porém temos que pensar um pouco em si, e depois as coisas se ajeitam no lugar.

    E tem gente que diz: "ah, ter um blog é fácil, fácil!", pena que eles estão puramente enganados...

    Adoro o seu blog e, por favor, não desista dele, apenas dê um tempo, pois há muitas pessoas que gostam do seu trabalho. ;)

    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Sei bem como é isso. Tem dias que penso assim também. Só que ai eu paro e penso que se eu desistir agora me arrependerei depois. Tem que ter paciência e determinação. não pare, eu sei que você é capaz de seguir em frete. Beijão :*

    Pequenos Vícios Diários

    ResponderExcluir
  10. Boa escolha!
    Passei por todas essas fases, e mais vezes do que acho que deveria.
    Hoje eu tô naquela: Acordo alguns dias com vontade de conquistar o mundo, e tem dias que não tenho motivação pra nada.
    Eu AMO o blog! E acho que meio que é uma salvação as vezes. Mas o reconhecimento é pouco e ele me toma o fds inteiro com programações. Então percebi que o melhor reconhecimento é o meu amor pelo o que faço.
    Enfim, estou orgulhosa de vc ter decidido continuar.

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. oi Diego, bem criativa essa forma de expressar seu desânimo em blogar e ir narrando todas as fases que passou desde a criação do blog até a decisão de continuar com ele. \o/ gostei

    Ficaram ótimas as ilustradas. hehe

    abração/

    ResponderExcluir
  12. Oi Diego,

    Realmente são exatamente essas fases. Já passei pela fase de desânimo quando era colaboradora de um blog, e sei que é horrível. Mas por favor, saiba que isso passa. E se desistir, eu acho que é pior ainda. Porque se cria um laço tão grande com certos blogs que realmente vai fazer falta. Quando você perceber, essa fase passa e suas postagens vão ser melhores do que antes!

    Beijos e um ótimo fim de semana,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    haha eu nem sabia do que ia se tratar e ia me divertindo com as imagens e comentários debaixo dela.
    Sei como é isto,tem dias que penso assim,mas ai a cada comentário,cada autor, cada pessoa que conheço e etc,me fez continuar e não desistir jamais (=
    Sabe,eu adoro postar sim,mas é que as vezes o meu tampo já sendo curto falta para mim.
    Graças a Deu minhas ideias voltaram e espero nunca desistir.
    Não tem nada melhor do que abrir o email e ter milhares de recados,do que receber comentários e visitas fofas, das parcerias...mas o que mais me agrada é o laço de amizade que criei ^^
    Não desista jamais.
    Abraço e desculpe a demora.
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi amigo adorei seu post, realmente passamos por todas essas fases, recebo tanto e-mail de parceria, até de gente fazendo proposta de fazer um novo blog o usar o como extensão, pois ele cresceu muito, criticas construtivas são bem vindas, mas gente que fala mal eu boto pra correr kkkk Vida de blogueiro não é fácil como os outros pensam, perda de tempo nossa como me sobe o sangue qdo alguém fala isso, mas como sou boa em dar respostas essa pessoa sai fora rapidinho!
    Amigo pretendo ir longe com meu espaço e espero que vc tbm adoro vim te visitar!
    Quanto mais idade mais maduro fica, nunca fiquei sem inspiração pelo contrário kkkkk amo escrever!
    Boa sorte para nós e muito sucesso!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  15. AIIIIIIIIIIII, não desista viu, eu simplesmente AMOOO o seu cantinho...

    Minha amiga quer começar um blog e eu vou indicar esse post aqui pra ela... Pois eu concordo com absolutamente tudo o que você disse...

    Indiquei uma tag pra você lá no meu blog... Espero que goste ^.^

    http://umnovo-roteiro.blogspot.com.br/2013/09/tag-6-on-6.html

    XOXO

    ResponderExcluir
  16. Oi Di... não desista não adoro as suas postagens.... preciso me policiar de vir mais vezes, mas menino fiquei sem internet e essa minha semana foi muito corrida, mas aqui estou eu... achei super interessante essa postagem, porque passei uns dias desanimada, mas não por não ter ideias em publicar nem nada, mas com algumas particularidades de minha vida que me deixaram triste e sem vontade , não tinha muita coragem e estava com várias postagens e visitas pendentes... eu amo meu blog... quero que ele cresça cada vez mais... e sei que você também quer que o seu cresça.... no que precisar e estiver ao meu alcance conte comigo, só não desista jamais... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu acho que nem cheguei nos "primeiros sucessos", mas já estou no desânimo ):

    Eu te entendo, cara, mas continue. Sério. Porque 1) seu blog é muito bom! Imagina quantas coisas você não apresentou a diversas pessoas?, 2) isso passa, provavelmente, e talvez você venha a se arrepender caso faça algo como excluir ou parar de vez, sabe, não se cobra tanto (isso é impossível, mas tenta), só posta quando você se sentir pronto pra isso, escreve no papel - qualquer coisa - daí você posta aqui se quiser, mas comece fora da internet, sabe? e 3) você realmente tem um ótimo blog, tenho certeza de que todo mundo aqui sabe disso, tente acreditar mais (por mais sei lá que isso possa parecer).
    Se cuida, cara. E continua!
    http://literallypitseleh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Também estou passando pela fase do desânimo, de saber que daqui há alguns meses tudo pode acabar. Tenho que fazer faculdade, e trabalhar. Não sei se terei tempo mais para o blog. Isso é o que me incomoda mais. É muito triste ter que abandoná-lo, mas, farei o possível para continuar na blogosfera. Um abraço. Gostei desse post também. É muito engraçado, e um tanto triste, por saber que passas pelo momento do desânimo. Mas lute, siga em frente, e não caía nas garras da tristeza.
    http://gauchaopina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Estou nessa fase de decisão: não sei se abandono o Um senhor palhaço ou se continuo. Tem tanta coisa acontecendo... Mas aí a gente se depara com um post incrível desses e "shazan"...
    Em breve terei novidades (;
    Abraços!

    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Muito legal esse post. Eu estou começando a perceber que é mesmo uma responsabilidade conduzir o blog e isso assusta um pouquinho.

    Vim dizer que indiquei você pra fazer uma TAG lá no meu blog.
    http://www.letrasdanana.blogspot.com.br/2013/09/tag-incentivo-leitura.html
    bjs

    ResponderExcluir
  21. Essa desmotivação é muito ruim mesmo
    Mas acontece, todos acabam passando por isso
    Só não pode desistir, já pensou em procurar outro colunista para te ajudar com o blog?

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Vários momentos já passei por isso! Às vezes me faltava inspiração, mas eu nunca desistia! E graças a Deus meu blog está crescendo cada vez mais!
    É sempre assim, não só na blogosfera, mas na nossa vida também passamos por altos e baixos, mas devemos continuar!
    Ah, adorei quando você falou "o bebê blog vem ao mundo" Kkkk

    Beijos :*
    Estou seguindo aqui! o/

    BLOG ~~> Kiss of Gloss

    ResponderExcluir
  23. É caro colega, acho que todos nós enfrentamos os mesmos passos. Os mesmos desafios e também os mesmos pontos positivos. Estava um tempão desanimado com meu blog, tanto que os posts diminuíram consideravelmente. Agora que voltei a postar...
    Quero que sumam com o GFC, porque isso só trás NÚMEROS e pouca qualidade...
    Abração!
    http://leiturasdoedu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. É todos os blogueiros passam por isso!

    Mas não desanime nunca! Os seus textos são bons e interessantes!!
    O blog deixou de ser criança vai para a fase da adolescência, um pouco mais rebelde, mas é a época em que faz loucuras, conquistas e vai se auto construindo e ganhando conquistas!!! Daí chega a fase adulta, responsável e confiante, passa a ter um grande reconhecimento e prestígio. Logo você estará lá!

    Aplausos pelo seu trabalho e esforço!

    http://pequenapoetasol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Diego,
    Todo mundo, todo blogueiro já pensou em desistir pelo menos uma vez!
    O sucesso é lento, mas ele chega... e para mim, melhor que números é ver que seus leitores compram os livros que você indica e adoram o que você escreve!
    Não se engane, as parcerias vêm pela qualidade. Divulgue lançamentos das editoras, comente em quem te retorna e melhore sempre, a cada post! Você verá!

    Sucesso! Ânimo!

    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  26. Oiee ^^
    haha' lembro de como fiquei animada quando criei o blog, e como quase desisti quando as únicas visualizações eram minhas...haha' hoje nem penso mais em apagá-lo ou abandoná-lo, ele se tornou uma parte de mim. Uma das quais eu mais gosto :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir