P�ginas

21 julho, 2013

Os Deuses Gregos

    Desde pequeno, sou apaixonado pela mitologia grega. A culpa é de uma cara chamado Monteiro Lobato, hehehe. O fato é que sempre gostei desse universo mitológico, e tudo que tinha ele no meio me fascinava.
    Atualmente, com a ajuda de Rick Riordan e de Hollywood, a mitologia grega ganhou destaque e voltou em cena com tudo na cultura popular. Mas muitos ainda se sentem perdidos, não sabem muito bem quem é quem nesse mundo de deuses, monstros e heróis...
    Pra tentar ajudar um pouco, coloquei nesse post algum dos principais deuses e deusas gregos e seu papel no Olimpo. Apenas os mais famosos mesmos, pois essa cultura é muito rica de personagens, seria necessário um livro para explicar cada um deles...
    Quando Roma conquistou a Grécia Antiga, os deuses gregos sofreram uma transformação e mudaram de nome, se tornando deuses romanos. Por isso atendem à dois nomes: o grego e o latino (entre parênteses). 

    Você sabia que o nome dos planetas do Sistema Solar foram inspirados nos nomes latinos dos deuses do Olimpo?






Zeus (Júpiter): O mais poderoso dos deuses e o governante do Olimpo. É o senhor das chuvas e das tempestades, e sua principal arma são os raios.  É casado com sua meia-irmã Hera, e é também irmão dos deuses Poseidon e Hades.







Hera (Juno): A rainha do Olimpo e mulher de Zeus; é a deusa protetora dos casamentos. Extremamente vingativa, perseguia os heróis (também, né, a maioria deles eram filhos da traição de Zeus com alguma mortal...).









Palas Atena (Minerva): deusa da sabedoria, da justiça e imbatível em luta. Nem mesmo Ares, o deus da guerra, podia com ela, pois além de habilidosa nas armas, ela usava a estratégia a seu favor. Nascida da testa de Zeus, era a protetora dos heróis.












Poseidon (Netuno): é o irmão mais velho de Zeus e deus dos mares e oceanos. Morava no fundo do mar e, com uma sacudida de seu tridente, era capaz de convocar as mais temíveis ondas e tempestades. 










Hades (Plutão): irmão de Zeus e deus do Inferno, que também chamado de Hades. Apesar de ser um deus poderoso, não moravam no Olimpo. Era casado com a bela Perséfone, que passava seis meses com ele no Inferno e seis meses na Terra com a mãe.











Afrodite (Vênus): a mais bela das deusas, a deusa do amor e a mãe do famoso Cupido. Nasceu da espuma do mar. É casada com o feio deus Hefestos, mas já teve um caso com Ares, o deus da guerra, do qual nasceu Cupido.









Ares (Marte): filho de Zeus e Hera, Ares é o deus da guerra. Era o preferido de seu tio Hades, já que vivia mandando novas almas para o Inferno durante as lutas que travava.














Dionísio (Baco): é o deus beberrão, do vinho e da farra (e das festinhas universitárias, hehe). Filho de Zeus e de Sêmele, uma princesa de Tebas.













Hermes (Mercúrio): filho de Zeus com a deusa Maia, é o mais veloz e o mensageiro dos deuses. É o protetor dos viajantes, dos ladrões, dos trapaceiros, enfim, de todos os astutos. Era o responsável também por conduzir as almas ao Inferno.












Ártemis (Diana): deusa dos boques, da caça e da lua. Irmã gêmea do deus Apolo, usava sempre o arco e a flecha; desprezava a companhia dos homens, e preferiu se manter eternamente virgem. Protetora dos animais.










Hefestos (Vulcano): filho de Zeus e de Hera. Nasceu tão feio que a mãe o atirou do alto do Olimpo; mas Zeus teve dó do filho e o aceitou nos céus como ferreiro e construtor. Era ele quem fazia os raios de Zeus. Forjava suas peças no interior dos vulcões.









Apolo (Febo): era o deus da luz e dos raios solares. Os gregos acreditavam que ele era o próprio sol; montado em sua carruagem dourada, percorria todos os dias os céu até chegar ao horizonte, onde repousava e se preparava para o dia seguinte.







por Diego B. Oliveira



31 comentários:

  1. Tbm adoro a mitologia Grega desde pequena, mas o meu grande incentivo foi o desenho da Disney, Hércules! Eu gostei muito do filme e adorava ver os episódios do desenho na TV Cruje *-*

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ah faltou a mamis Deméter D:
    KKKKKKKK, adorei o post, sou mega fã da mitologia grega.
    Beijo
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
  3. Há! Que máximo esse post. Eu sempre amei a mitologia grega, não só por causa do Percy Jackson, mas foi até antes da série surgir que eu adorava a mitologia grega. Eu nunca soube muito aprofundado sobre, mas é algo que sempre me deixa fantasiado. Rá, vou logo dizendo que adorei o post <3

    www.7hings.com.br ;)

    ResponderExcluir
  4. Também curto muito Mitologia grega. Quando eu era pequeno, bem, pequeno eu ainda sou... Quando eu era menor... Eu tinha os bonecos do Hércules e dos deuses, coleção de cards explicando cada um... *u*
    #QueridaInfância
    Post mais nostálgico, não?!
    Abraço
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá, sou fascinada pelo mundo mitologico. Adoro assiste algum filme que fale de algum Deus Grego.
    Adorei a postagem,
    bjs

    Love Books

    ResponderExcluir
  6. Acho que estou apaixonado por Mitologia Grega, culpa do tio Rick.
    Olha minha mãe lá e cimaaaaaaaaaaaaaa (Atena haha) - Coisas de fã de Percy Jackson.

    Adorei seu post. Poderia me informar em que lugar a Medusa entra? Ela é um monstro?

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,tudo bem?
    Eu sou apaixonada por história e civilizações e admito que sou encantada pela Grécia Antiga.Eu gosto muito da deusa Ártemis.
    Bjs!
    Já estou seguindo!
    http://pocketlibro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Primeiramente eu amei essa sua postagem,por que eu amo mitologia grega e sou super,hiper,mega fã do Tio Rick *--*. Eu ja gostava muito de Mitologia Grega mais nunca tinha me aprofundado muito,mais depois que eu descobri os livros do Rick Riordan me fez realmente me jogar de cabeça nesse mundo extraordinário...

    Abraços Rebeka!
    muchachoonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu tambem seeeepre curti muito essas coisas!
    Agradeço pra sempre ao Rick pelos livros dele!
    HEHEHEHEHE
    Eh interessante demais esse tipo de conhecimento!


    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  10. Atena é a minha preferida, não gosto muito de mitologia grega, porém, estou gostando um pouco mais depois de ter visto Percy Jackson
    Beijos, Carol ♥
    nove-e-dezesseis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada pelo Rick Riordan, e eu adoro discutir sobre mitologia com o meu pai, pois ele sendo professor de história sabe muito dessas coisas.
    Semideusa se apresentando; Filha de Atena, chalé 06.
    Adorei o post.
    Beijos,
    loucamenteleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ai, assim como você eu me apaixonei por conta de Monteiro Lobato também *-* Gente, eu não sei qual o meu favorito. E PJ também ganhou meu coração por tratar desse assunto, eu amei o post!
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Amo mitologia e sempre que posso procuro algo sobre o assunto e falar o que sobre os livros do Rick Riordan o cara é mega inteligente e escreve como ninguém.
    Adorei o seu blog.
    Beijos
    http://amantedaleiturabydrika.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Desde de pequena sou apaixonada por Hércules. Amo a Grécia Aniga, e os livros de Rick Riordan, apesar de só ter lido o primeiro de PJ.
    Adorei o post, super interessante!!

    Abraços
    http://utopiaincessante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. Olá !!
    Confesso que nunca fui muito interessada por mitologia, conhecia apenas os deuses mais falados. Curti da ideia de conhecer todos, e achei fascinante as características deles :)

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Você não sabe o quando é " *--* " pra um fã do Rick Riordan ver esse tipo de postagem!
    Hahahaa
    Eu achava a deusa Afrodite ridícula e inútil. Até ler O Herói Perdido do Rick Riordan... Hoje ela é minha deusa favorita <3

    leiturasdoedu.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Adorei o post e o blog, seguindo retribui ¿
    Beijos ;*
    http://just-pepper.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. super bacana esse post, eu to começando a gostar de mitologia por causa dos livros do Rick haha *--*

    Beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi! Eu comecei a conhecer mitologia através dos livros do Rick, e também acho super interessante.
    Gosto muito de PJO e principalmente do Dionísio, por ser bem carrancudo, ele acaba sendo engraçado, nos livros de Rick.
    Beijos,

    Letícia
    http://www.odomdaescrita.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi,
    Vim retribuir a visita em meu blog e dizer que gostei muito do seu espaço! :D Parabens!
    Já estou seguindo!

    Abraços.
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com (http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  21. Eu adoro mitologia grega, mas nunca li nada do Rick Riordan, mas eu pretendo em breve. adorei seu post, também li muito Monteiro Lobato!



    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  22. Olá.
    Seguindo o blog porque de cara me conquistou,parabéns!
    Ainda vou começar a ler a série do autor ^^
    Tenho amigas que são fãs da mitologia(nossa nem sabe como é conversar com elas) kkkk bom,mas se acostuma.
    ótimo post.
    Abraços!
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, tudo bem?
    Vi que você passou em meu blog para participar da promoção e ai resolvi vim visitar o seu cantinho, pois sinceramente gostei muito, principalmente da sua postagem, porque também me agrada Mitologia grega. Principalmente os livros do Rick Riordan, embora eu só tenha lido um pedaço de Percy Jackson. Mas enfim...Muito legal seu post. Adorei

    Olha, eu estou seguindo o seu blog tá?
    Se você puder seguir o meu e também curtir a fanpage, ficarei muito grata e pode contar sempre com minhas visitinhas aqui.

    bjokas

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Não sei nada sobre Mitologia! Agora estou lendo Percy Jackson (finalmente) e espero aprender bastante com o tio Rick. Seu post me deu uma ajudinha para identificar tantos deuses, é muita gente pra minha cabecinha hehe. Adorei a ideia de compartilhar um pouquinho de cada um aqui, veio a calhar para mim!

    Abraços, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Legal. muito interessante. Só uma observação em relação a Hera, a protetora dos casamentos, bonita, com aquele jeito sedutor e aquele olhar 43, na realidade Hera era um perigo,o casamento já era (rs...) Engraçado que os deuses gregos tinha a imagem e semelhança dos homens, tinha até o deus Baco, deus do vinho. Bem instrutivo seu blog Diego, gostei.

    ResponderExcluir
  26. Sou apaixonada por qualquer coisa que envolva a história... Mitologia, guerras, Egito Antigo e a lista é longa. Graças ao Rick (bem como você disse), eu pude me apaixonar ainda mais! Sou apaixonada por esse cara, sério. Não sei se é porque eu quero ser historiadora ou só porque gosto desse assunto mesmo rsrsrs
    Através de Percy Jackson esses nomes não me soam estranhos. Se fosse pra mim ser uma semi-deusa, seria Filha de Ártemis ♥♥
    Beijo

    queridosquinze.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oie:)

    E também adoro a mitologia grega, sou fascinada por ela * *

    Recomendo a leitura do livro Filha da tempestade da Richelle Mead, a narrativa da autora é incrível e tem muita mitologia no livro :)

    Beijus

    Renata Sara

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Gosta bastante das histórias antigas, mitologia grega e tudo mais né?
    Mencionando alguns livros, estudamos isso em literatura e, é bem interessante.
    Parabéns pelo post e o blog! rsrs
    Beijos :)
    http://mergulhandoemliivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. "Por que Poseidon não gosta de Halls?".
    "Porque ele prefere trident".
    Ok, está bem... Piadinha sem graça, Alexia! hahahaha

    Beijos, Alexia

    ResponderExcluir
  30. A vida inteira sempre amei mitologia grega. Mas, acho que já te contei isso, não? Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir