P�ginas

17 julho, 2013

Cine Resenha: O Fabuloso Destino de Amelie Poulain

     Após assistir a versão cinematográfica de O Código Da Vinci, acabei me apaixonando pela atriz Andrey Tatou, que interpreta Sophie Neveu no filme. Pesquisando a filmografia dela, descobri que ela já era internacionalmente famosa por interpretar a personagem-título de um filme de 2001 que eu nunca tinha ouvido falar: O Fabuloso Destino de Amelie Poulain. Curioso – e apaixonado - corri atrás do filme e procurei assisti-lo o mais rápido possível. E tive uma agradável surpresa.
     




Filme: O Fabuloso Destino de Amelie Poulain
País/Ano: França, 2001
Gênero: Comédia
Duração: 122 min
Dirigido por Jean-Pierre Jeunet, com Andrey Tatou, Mathieu Kassovitz, Rufus, Lorella Cravolta, Serge Merlin e James Debbouze.






   O filme começa de forma interessantíssima, com o narrador apresentando vários acontecimentos simultâneos – e aparentemente irrelevantes – à fecundação do óvulo que originará Amelie. Após isso, mostra o crescimento da garota, seu relacionamento com os pais e sua vida monótona sem amigos. Uma das cenas mais legais do início do filme é quando o peixinho – único animal de estimação de Amelie –, deprimido, tenta se suicidar. E o pior é que ele não consegue! Tanto que a mãe da garota, cansada de toda aquela história, resolve jogá-lo fora no rio.


    Amelie mal tinha contato físico com o pai. Por isso todo mês, quando ele fazia exames nela, ficava nervosa com aquele mínimo toque e seu coração acelerava. Isso fez com que seus pais acreditassem que ela tinha uma rara anomalia no coração, e acabaram privando-a de frequentar a escola e ter contato com outras crianças. E, para completar, Amelie se vê obrigada a lidar com a repentina e prematura morte da mãe em um acidente nada convencional.

    Tudo isso influenciou fortemente o seu crescimento e a forma como via o mundo e as coisas; Amelie passou a viver em um mundo interior completamente seu. Quando cresce, muda-se para um bairro em Paris, onde começa a trabalhar como garçonete. Um dia, porém, descobre uma caixinha com brinquedos e figurinhas no banheiro da nova casa, e descobre ter pertencido a um dos antigos moradores. Amelie toma uma decisão que vai mudar sua vida: vai encontrar o ex-dono do objeto e lhe devolver o pertence.

    Esse é o pontapé inicial para um dos filmes mais bonitos que eu já vi. Como devem ter percebido, trata-se de uma obra bem simples, com uma temática leve e atraente. Então por que o filme é tão bom? Porque depois de assistir apenas vinte minutos dele, não tem como você não se apaixonar por Amelie Poulain.

    É uma personagem divertida e bastante esquisita. Não, ela não é uma aberração de filmes de comédia; é uma mulher atraente, com um sorriso simpático e um olhar simplesmente encantador. Aparenta ter uma inocência quase infantil, mas na verdade consegue captar pequenos detalhes da vida capazes de tornar quem os compreende completamente feliz.

    Amelie percebe no filme que seu destino é fazer os outros felizes. Isso através de atitudes simples, como devolver a um velho seu brinquedo de sua infância... Unindo com algumas poucas palavras um homem e uma mulher que se viam todos os dias... E se vingando de um feirante que era maldoso com seu ajudante. Mas tudo começa a se complicar quando ela conhece o amor e se descobre apaixonada

    O Fabuloso Destino de Amelie Poulain é delicioso, atraente e, é claro, emocionante. Eu nunca tinha visto nada parecido antes, um filme que com sua calma consegue agitar a nossa alma, nos fazendo sorrir toda vez que Amelie abre aquele lindo sorriso e nos agitar todas as vezes que ela apressa o passo, decidida.
    E quanto à Andrey Tatou?

    Olha, eu simplesmente amo essa atriz.

por Diego B. Oliveira

26 comentários:

  1. Diego, tenho uma amiga que é super fanática por esse filme e vive me encorajando para eu assisti-lo. Mas, nunca tive tanta vontade quanto agora, com a sua cine-resenha. Vou ver se baixo ele na internet para assistir amanhã ou na sexta-feira, pra ver se aproveito um pouco as férias HAHA

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Bela resenha. Ela parece ser uma personagem bem interessante!
    Kiss
    With You

    ResponderExcluir
  3. Faz muuuito tempo que estou louca para assistir esse filme, vou ver se acho para assistir online, eu amo filmes assim, isso sem contar o clássico que ele é.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi muito falar deste filme, mas ainda não o assisti, eu pensava que era drama kk, adorei a resenha sobre o filme, vou ver se o assisto nesse mês.

    Abs,
    http://muchachoonline.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Sou louca para assistir esse filme, essa atriz é ótima!


    Beijinhos,
    Lia *.*
    www.limaoealecrim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. eu nunca tinha ouvido falar desse filme,pela sua resenha para ser ótimo.
    karen-com-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Esse filme é uma loucura bela :D

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  8. Morroooo de vontade de assistir esse filme, sempre vejo as pessoas falando super bem dele. ;D

    Beijos!
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
  9. Muitas pessoas falam muito bem desse filme e tem ele como favoritos.
    Vou adicionar na minha listinha de próximos filmes para ler


    www.garotaagridoce.com

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Minha prima já comentou comigo sobre esse filme e vi ele no meu livro de filosofia, inclusive. Espero poder assisti-lo. :)
    Ótima indicação!

    Abraços.
    http://musicaselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Esse filme é o preferido de uma das minhas melhores amigas. Ela sempre fala para eu assistir, mas sempre acabo adiando. Sua resenha me fez voltar a pensar no filme e quero muito assisti-lo.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Já ouvi muitas pessoas falando desse filme, acho que vou assistir nessas férias, aliás, adorei esse tipo de resenha!
    xoxo
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
  13. Assisti esse filme há muitos anos, pouco me lembro dele, mas o que eu lembro é que a Amelie era uma graciosidade de personagem e que o filme era fácil de compreender e de gostar. Sua resenha de deixou com vontade de assisti-lo novamente! Adorei!
    Beijos!
    http://umaleitorachamada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá, uma pena não ter assisto a esse filme.
    Mas pelo que li de sua resenha, me parece ser
    um ótimo filme. Espero poder assisti.
    Obrigada por comentar no meu blog e já
    estou te seguindo,
    bjs

    Love Books

    ResponderExcluir
  15. O Fabuloso Destino de Amelie Poulain é um dos meus filmes favoritos *-* Primeiro eu adoro a fotografia do filme, muito mesmo. Depois disso, fico encantada com a inocência de Amelie e acho muito interessante suas diversas maninas. O que eu também tenho. ;D
    Adorei sua opinião sobre o filme,
    Beijinhos
    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
  16. Adorei a sua resenha, ainda não tinha ouvido falar nem do filme e nem da atriz, nem sou desatualizada né kk mas deve ser ótimo.
    Beijos
    conversando-com-a-lua.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Olá, estou passando aqui novamente rs Dessa vez é para avisar que tem post novo lá no blog, quando tiver por aqui avisa!
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi, Diego. :) Tudo bem?
    Fiquei muito curiosa para assistir esse filme. Parece ser bem legal e eu adorei a sua resenha. :)
    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie
    Eu amooo esse filme e essa atriz. Devo ter visto esse filme umas tres vezes!!
    adorei seu blog, estou te seguindo, curti no face
    irei voltar mais vezes
    visite o meu
    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  20. Nossa não conhecia ela hahaha nunca assisti Código da Vinci acredita? Acho que vou ler o livro primeiro.

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Quero muito assistir esse filme
    Falam muito bem dele e essa resenha me chamou mais atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Nunca ouvi falar desse filme. Ele é francês não? Normalmente filme franceses não me agradam. Tanto que nunca cheguei realmente a assistir um.
    Mas pela resenha que tu vez dele, me pareceu interessante. E como assim o peixe tentou se suicidar? kkkkk
    Enfim, vou ter que assistir, fiquei com vontade agora haha. Beijo

    http://papodajess.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. eu não conhecia ela,nem o filme...
    diva..
    Oia eu aqui dinovo <3
    karen-com-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o filme. Gostei muito da trama, sua resenha foi bem escrita... Mostrou que o filme é bem interessante.

    Beijos,
    http://caheoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Não conhecia o filme, muito boa resenha, gostei de ler.
    Bom final de semana.

    http://mundodeariel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  26. Oii Diego!
    Vi seu comentário no meu blog e vim retribuir a visita!
    Parabéns pelo blog, é muito lindo! :)

    Esse filme é maravilhoso, né?! É um dos meu preferidos!
    Super recomendo!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir