P�ginas

25 julho, 2013

Cine Resenha: Meia-Noite em Paris

    Você alguma vez já pensou que seria melhor se tivesse nascido em outra época?
    Eu já. Às vezes eu simplesmente paro e penso: isso não tá certo. Deu falha no sistema de entregas da cegonha e ela me entregou no século errado. (Também, trabalhando pro Correios, ela acabou perdendo a noção do tempo...)
    Woody Allen explora esse sentimento quase comum em um maravilhoso filme com Owen Wilson, Rachel McAdams e a encantadora Marion Cotillard. E o melhor de tudo: ele usa como plano de fundo Paris. A minha cidade preferida no mundo.







Filme: Meia-Noite em Paris
País/Ano: EUA/ Espanha , 2011
Gênero: Comédia
Duração: 94 min
Dirigido por Woody Allen com Owen Wilson, Marion Cotillard, Rachel McAddams, Tom Hiddleston, Adrien Brody, Michael Sheen e Alison Pill, entre outros.







    Gil é um roteirista de cinema americano que está tentando escrever seu primeiro livro. Seu sonho é morar em Paris, cidade que ele idolatra e que serviu de inspiração aos grandes escritores do passado. Mas sua noiva, Inez (que, aliás, é muito chata, embora Rachel continue sendo uma atriz adorável) quer construir a vida ali mesmo, nos Estados Unidos; além disso, ela insiste que ele dê mais atenção à renumerada carreira de roteirista do que a tolas ambições literárias.


    Acompanhados pelos pais da noiva, eles vão a Paris passar as férias. Gil se sente feliz, pois poderá andar pela cidade na chuva, entrar nas antigas lojas, respirar o mesmo ar que seus mestres respiraram... Enfim, ter inspiração para o seu livro. Mas quando chegam lá a história é outra. Mal botam os pés na cidade e já encontram com um antigo, exibido e pedante amigo de Inez. Encantada, a noiva logo marca em saírem todos juntos para um passeio pela cidade, o que na verdade é tudo que o escritor menos quer.

    E não demora muito para Gil se sentir insatisfeito; odeia os passeios com a noiva e com o amigo irritante. Certa noite, consegue se afastar deles e põe-se a andar sozinho pelas ruas da cidade. Quando dá meia-noite, passa um carro antigo e para na frente dele; seus ocupantes, animados, o convidam para ir à uma festa. Quando o escritor entra no carro, descobre que está na frente de Scott e Zelda Fitzgerald. 

    Assim, todas as noites, quando entra naquele carro, Gil é transportado para o passado, em 1920, onde acaba encontrando seus grandes ídolos: Ernest Hemingway, T. S. Elliot, Picasso, Dalí, Buñuel e muitos outros. E, nessas idas ao passado, acaba se encontrando e apaixonando por Adriana (interpretada pela belíssima Marion Cotillard), uma jovem mulher que sempre teve uma queda por artistas.


   Esse é o meu filme preferido do Woddy Allen; ainda não sei se é porque passa em Paris, ou se simplesmente porque fala de algo que eu já senti muito: a impressão de que se nasceu na época errada. Além do mais, a imagem do filme é incrível; as cenas de Paris fazem até quem nunca gostou da cidade sentir vontade de conhecê-la...

    Os personagens históricos são o maior trunfo do filme. Todos os atores conseguiram empregar um tom de humor e sátira às figuras caricatas dos escritores famosos, e eu destaco especialmente Tom Hiddleston (o Loki dos Vingadores) e Alison Pill na pele do casal Fitzgerald. Os dois tem uma química incrível, e mal eles aparecem no carro chamando Gil, a gente já sente uma enorme simpatia por eles.

    E o Ernest Hemingway é o grande coadjuvante dessa história. É até engraçado, porque nem parece que aquele personagem cativante e engraçado é o mesmo autor do melancólico livro O Velho e o Mar... Woody Allen como sempre surpreendendo. 

    Depois de ver esse filme, é normal que você fique louquinho para ir a Paris, esperando lá que um carro te pare e aquele escritor que você tanto gosta te convide para uma festa, em algum lugar do passado...

por Diego B. Oliveira

    

25 comentários:

  1. Adorei essa resenha. Parece ser muito bom.
    Kiss
    With You

    ResponderExcluir
  2. Já vi esse filme passando em vários canais e nunca parei para assistir. O título me atrai muito, gosto de filmes com essa ideia.
    Espero assisti-lo algum dia.
    Abraços
    utopiaincessante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu estou louca para assistir esse filme faz um tempo, eu amo Paris até francês eu falo haha Amei a resenha, você me deixou com mais vontade ainda de ler e eu também nasci na época errada.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conheço ainda mas me pareceu ser uma boa história. Beijão e ótima quinta pra você :)

    http://pequenosviciosdiarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ainda não assisti esse filme, Diego! Mas falam muito bem, realmente!

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Diego :)

    Cara eu não curto filmes com temática de Paris e de Índia, Japão essas coisas não sei porque não gosto hahaha, abraços !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  7. Eu sou apaixonada por Paris, faz um tempo que eu quero assistir esse filme e nunca deu certo </3.
    Vou tentar assistir, amei sua resenha o//
    Beijo, ah tem uma tag lá no blog que eu te indiquei, caso queria responder o/
    http://www.sorrisoselivros.com/2013/07/respostas-tag-e-selo.html

    ResponderExcluir
  8. Ai sou louca por paris! Que amor. Fiquei loquinha pra ver esse filme.
    http://www.momentosassim.com/

    ResponderExcluir
  9. Sabe que sempre penso isso? Acho que nasci alguns seculos atrasada. Não conhecia o filme mas vou procurar. Obrigada por seguir meu blog, já estou retribuindo

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Acredita que nunca parei para ver o filme, sempre tem um outro disputando minha atençao e o outro acaba ganhando.
    gostei do post e das fotos que vc escolheu

    bjo
    Pah
    dicalivros.blosgpot.com

    ResponderExcluir
  11. Acredita que nunca assisti o filme, sempre tem um outro disputando a minha atenção e o outro ganha, gostei do post e das fotos que você escolheu

    bjo
    Pah
    dicalivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Já tive esse sentimento vááárias vezes, e se não fossem pela falta de internet e as guerras mundiais, iria querer ter nascido no passado xD
    Ainda não assisti esse filme, mas fiquei com vontade, parece ser do tipo que eu vou gostar *-*

    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Olá.
    Acho que ainda não vi o filme,pena porque amo comédias.
    Sua resenha dele ficou ótima,parabéns (geralmente as resenhas de filme que vejo são menores rsrs)
    Olha com toda certeza entra para a lista.
    Sim,um dia ainda conhecerei Paris ^^
    Abraço!
    Tamires C.
    http://de-tudo-e-um-pouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu vivo dizendo que nasci na época errada , então eu te entendo completamente hahaha. Meia noite em Paris é definitivamente um filme do meu top 10 , sou apaixonada com ele!

    Beijos, Anna
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Poxa, nunca assisti esse filme mas já tinha ouvido falar dele... Vou tentar assistir esse fim de semana, parece ótimo.
    Obrigada pela dica ;)

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  16. Parece ser um filme ótimo, no ano passado
    vi que ele estava em uma lista de filmes
    que os alunos que focem fazer o ENEM deveriam
    assisti, quero muito assisti-lo vou ver se
    consigo nesse fim de semana.

    abraços,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. nossa, nota 10 pra sua resenha, me fez ficar loucaa pra ver o filme
    acervo-de-livros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Quase o nome do meu blog. haha Adoro os atores, nunca assisti o filme. Mas fiquei doida pra assistir, parece ótimo!

    Beijos, Gabi.
    meiahoraemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Quero muito ver esse filme, *O*! <3

    http://senhoritapriscila.blogspot.com
    Participe do Sorteio do blog, Kit O Boticário. Clique!
    @priscilafrr,
    beijo.

    ResponderExcluir
  20. adorooooooooooooo esse ator *O*
    fiquei com vontade de ver o filme haha

    Beijinhos, Paula
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie :)

    Esse filme é lindo * * Eu já quis ter nascido em outra época, amo os anos 20 e todo o seu glamour ... Adorei sua teoria da cegonha rs

    Beijus

    Renata Sara

    http://amordelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Que bom que não sou só eu que acho que nasci na época errada!kk
    Bom, a resenha ficou ótima. Louca para ver esse filme pela história e pelos atores também!kk
    Abraços, Luiza
    http://cantinholiteral.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Nossa, esse filme é tudo de bom! Acho que já assisti umas 10x!!!

    Parabéns pela resenha!!!!!!!!!!


    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Esse filme é MARAVILHOSO!! Perfeito, e eu amo este filme. Tipo eu amo essa ideia de viagem no tempo, e Paris é Paris né gente. Mas realmente é um filme incrível, eu mega recomendo!!

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Wood é o cara! Excelente filme, roteiro incrível - Oscar mais do que merecido.

    ResponderExcluir