P�ginas

18 julho, 2013

Resenha: A Volta ao Mundo em 80 Dias

    A resenha hoje é de um clássico da literatura. Não que eu só goste de ler livros antigos, nada disso, hehe. É que ainda estou atualizando a minha estante, e em breve espero estar resenhando os livros mais comentados do momento, os grandes lançamentos e, enfim, as obras atuais. Mas, de qualquer forma, tenho que concordar que, mesmo tendo vivido há quase dois séculos, Júlio Verne é um dos autores mais atuais que eu já li.




Autor: Júlio Verne
Editora: Melhoramentos
Páginas: 128
Nota do Peças: 4,5/5

Sinopse: A obra narra a história de Phileas Fogg, um inglês metódico e rico, que, durante um jogo de cartas com seus colegas do Reform Club de Londres, faz uma aposta sobre a possibilidade de se completar a volta ao mundo em apenas 80 dias. Para provar que isso era possível, parte ele mesmo, acompanhado apenas de Jean Passepartout, seu empregado recém-contratado, nessa surpreendente viagem. Os dois conhecerão vários lugares do mundo e viverão diversas aventuras.



"Por muito menos, quem de nós não daria a volta ao mundo?"

    Phileas Fogg é um típico cavalheiro inglês: pontual até o último segundo, extremamente organizado e com um senso de humor matematicamente medido. É o patrão perfeito para o francês Jean Passepartout que, após ter se arriscado nos mais diversos e extravagantes tipos de emprego, deseja apenas a paz e a tranquilidade de um metódico lar britânico.

    Todos os dias Fogg segue a mesma rotina: acorda cedo, faz a barba, toma o café da manhã e parte para o Reform Club, respeitado clube do qual é membro. Ali ele almoça, lê os principais jornais e, à noite, joga whist com os outros cavalheiros, enquanto debatem os principais assuntos do dia. E, exatamente à meia-noite, volta para casa.

    Em uma noite de outubro, entretanto, quando estão reunidos em mais uma partida de whist, a conversa recai sobre o grande roubo sofrido pelo Banco da Inglaterra alguns dias atrás. Fogg acaba comentando que, com as novas tecnologias e a facilidade com que o homem pode viajar atualmente, o ladrão poderia estar  agora em qualquer lugar do planeta. Afinal, pode-se hoje em dia dar a volta ao mundo em apenas 80 dias.

    Seus companheiros ficam espantados com aquela afirmação, que para a época era simplesmente absurda. Pondo em jogo boa parte de sua fortuna, entretanto, Phileas Fogg aceita fazer uma aposta, se comprometendo em dar a volta ao mundo exatamente dentro desse prazo. E, naquela mesma noite, parte para casa e ordena para um espantado Jean Passepartout que faça suas malas: os dois partirão imediatamente no próximo trem para fora de Londres.

    Assim começa uma das mais emocionantes viagens do mundo da literatura. Esse é um dos livros que eu mais gosto, não sei se porque foi um dos primeiros que eu li, ou se por ter me feito sonhar com lugares incríveis. O fato é que assim que terminei ele, realmente pensei que já conhecia o mundo todo. 

    E o livro é extremamente engraçado. Júlio Verne, o pai da ficção científica, que sempre escrevia livros sérios e até difíceis de entender, resolveu fugir um pouco à regra e acrescentar uma grande dose de humor à  esta história. Personagens como o detetive Fix, o empregado Passepartout e até mesmo o sempre fechado Phileas Fogg, se envolvem em situações embaraçosas que consegue arrancar risadas mesmo do leitor mais melancólico.

    E o amor? Ele aparece na forma da jovem indiana Auda, que foi salva da morte por Fogg e Passepartout, em uma surpreendente demonstração de coragem do cavalheiro inglês. Com o tempo, ela acaba despertando em Fogg sentimentos que ele nunca experimentara antes, e é a responsável pela principal transformação sofrida pelo personagem durante o decorrer do livro.

    E, para finalizar, Verne se mostra mestre na arte do mistério e guarda para o final do livro uma grande surpresa. Ele faz o leitor ficar com uma raiva mortal no último segundo para, logo depois, pregar uma de suas peças e fazê-lo sorrir, aliviado. É um livro para todos os gostos.

    Mesmo para quem não curte muito os clássicos, super recomendo esse livro. Afinal, ele é o precursor dos best-sellers modernos e, para mim, ainda não foi superado por nenhum outro no gênero.


por Diego B. Oliveira

29 comentários:

  1. Esse livro é tão maravilhoso... Suspirei e fiquei com vontade de ler de novo.
    Adorei sua resenha Diego.

    Beijoos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Eu também estou com muitos livros mais "antigos", pois também estou atualizando a minha estante (bienal chega logo)! Confesso que sempre tive vontade de ler esse livro (acho que tenho essa mesma edição que você), mas nunca tive paciência kkkkk E veja só, ganhei ele por causa da minha ótima frequência na biblioteca (saudades do meu antigo colégio que dava livros kkk)
    ótima resenha Diego!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Sério? Também gosto de obras renascentistas, apesar de ter lido uma ou duas. Mas eu tenho um amor por clássicos, tipo: é amor demais. Eu vou ser sincero, não li sua resenha, o motivo é: uma das minhas metas é ler algo do Verne. Sempre vejo os livros dele com boas notas, igual a que você colocou aqui. Creio que o autor escreva muito bem, precursor em best-seller? Gostei!

    Um abraço. www.7hings.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Diego!

    Nossa, foi muito legal ver sobre este livro aqui no seu blog. Li-o há muito tempo atrás, e agora você me deu vontade de ler novamente... Vou procurar em sebos, quem sabe encontro um com preço bacana! :)

    Abraços, boas leituras!

    Escrev'Arte

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com vontade de ler ! parece ser fantástico !

    http://mundodeariel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Adorei o Post e o blog!
    Beijos
    http://deveavere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Odio mortal é pouco meu filho, eu quase quebrei o computador!!!
    Mas realmente é um livo perfeito!!
    Amei seu blog... Te seguindo
    Bjos
    http://valmedrado16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ah, eu acho que os clássicos sempre terão valor! as vezes a gente precisa é fugir desses muito comentados. Pra dar um tempo de esquecer o que dissera, e começar a ler sem nenhum pre julgamento!

    um beijo
    www.fizdecanetinha.com

    ResponderExcluir
  9. Eu ri quando disse ~ não que só leio clássico~ rssr e faz bem ler livros assim, hoje em dia as pessoas tem blogues, mas não querem ler os clássico só ficam com os contemporaneos, e o lega da leitura é poder viajar e conhecer todas epocas, eunpelo menos gosto.
    Me interessei por esse livro, se o conseguir claro que irei ler!
    Beliscões
    http://mahzinhasantana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Me deu vontade de ler, hehe! Adorei a resenha, parabéns!

    ResponderExcluir
  11. Julio Verne é ótimo, um super clássico da literatura! Amo a história desse livro <3

    Beijos,
    Caroline.
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Eu tenho vontade de ler esse livro, e adoro clássicos! Nem os separo tanto dos "não clássicos" e acho idiota quem bota uma barreira pra não lê-los porque é muito legal, não é?
    Ei, te indiquei numa TAG lá do blog: http://despindoestorias.com/2013/tag-11-fatos/
    Beijo!

    ResponderExcluir
  13. Oi Diego, que prazer conhecer você, adorei seu blog, já estou te seguindo ta? Adorei sua visitinha, Obrigado pelo carinho, Beijão :*

    http://pequenosviciosdiarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Meu Deus, como eu nunca tinha escutado falar desse livro? Ele parece ser maravilhoso e já o inclui na minha lista de desejados. Eu gosto muito de clássicos, mesmo que eles não façam parte da minhas leituras constantemente.
    Adorei a resenha, sério! Você expressa muito bem sua opinião.
    Beijos e um ótimo fim de semana!

    Segredo de um Mundo

    ResponderExcluir
  15. Adoro esse livro kkkk Muito engraçado! Diego te marquei em uma tag
    http://umamadoradepalavras.blogspot.com.br/2013/07/tag-5-perguntas-que-ninguem-nunca-faz.html

    ResponderExcluir
  16. Muito bom esse livro! Diego te marquei em um tag:)
    http://umamadoradepalavras.blogspot.com.br/2013/07/tag-5-perguntas-que-ninguem-nunca-faz.html
    Beijos Bia

    ResponderExcluir
  17. Nunca li esse livro, mas só leio coisas boas a respeito. Tenho muita vontade de ler, porque para mim ele é um clássico!

    Beijos
    www.procurei-em-sonhos.com

    ResponderExcluir
  18. Eu fiquei muito curiosa por esse livro!
    Já tinha ouvido falar mas nunca li, vai entrar pra minha lista.
    Adorei a resenha, beijo. ♥
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
  19. Ai está um livro que nunca li, mas tenho muuuita vontade, afinal é o clássico dos clássicos! Adorei a resenha.
    vestindo-ideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Um livro clássico! Tenho muita vontade de ler, fico imaginando o quanto deve ser bom, o filme já é ótimo, imagino o livro? . Até mais, http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Mesmo eu não sendo fã de livro antigos,essa me deixou com uma imensa vontade de ler <3
    PS; adorei mesmo esse,livro.
    karen-com-k.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi!
    Quero muito ler esse livro agora! *-*
    O único livro do autor que eu pretendia ler era "Viagem ao Centro da Terra". Mas após ler sua resenha, pretendo ler este.
    Parece ser uma ótima aventura e acredito que gostarei. (:
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  23. Não tenho costume de ler clássicos da literatura, mas eu acho que já ouvi falar desse livro. Sua resenha me deu uma imensa curiosidade de lê-lo, adorei!

    Diego tem uma tag pra você lá no blog ;)(http://viajantesdaleitura.blogspot.com.br/2013/07/tag-e-selo-premio-dardos.html).

    Beijos! ♥

    ResponderExcluir
  24. Nunca li esse livro, mas só ouço elogios dele. Quero lê-lo o mais rápido possivel! ;)

    Lindo seu blog e já estou seguindo!
    theplugados.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Esse livro parece ser bem interessante
    Já estou imaginando quantas descobertas deve ter nessa volta ao mundo

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. só vejo comentários positivos desse livro, uns dias atras eu fui louca na livraria atras dele e em todas que eu fui não tinha, como pode isso? kkk

    Beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Agora fiquei com vontade de ler. :)) Já ouvi falar muito bem desse livro, mas não lembro de ter lido nenhuma uma resenha dela... enfim, gostei muito dos seus comentários. Espero ter a chance de conferir em breve... acho que eu iria adorar a leitura.

    Um abraço!
    http://universoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. É um clássico, mas que sempre é um livro atual e indicado. Muito bom.
    Beijos U&B
    www.unhasebocas.blogspot.com.br
    www.facebook.com/pages/Unhasbocas

    ResponderExcluir
  29. só li um livro do Julio que foi 20 mil léguas submarinas,
    mas esse livro ta a tempo na minha lista de desejados,
    pelo o que eu vi na sua resenha deve ser incrível, preciso compra-lo logo para ler.

    Abs,
    muchachoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir