P�ginas

23 agosto, 2014

Cine Resenha: Laranja Mecânica


    Stanley Kubrick havia terminado de lançar um dos maiores clássicos do cinema, 2001 – Uma Odisseia no Espaço (1968), e se firmava como um dos diretores mais expressivos de Hollywood. Mas, três anos depois, em 1971, ele confirmou o poder de sua arte no surpreendente filme Laranja Mecânica, que conta com Malcolm McDowell no papel principal em uma atuação única no cinema.

   



Filme: Laranja Mecânica
País/Ano: EUA / Reino Unido, 1971
Gênero: Drama, Ficção Científica, Distopia, Crime.
Duração: 136min
Direção: Stanley Kubrick
Elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Adrienne Corri, Miriam Karlim, entre outros.









    O filme é uma adaptação do romance homônimo do britânico Anthony Burgess, de 1962, figura presente nas listas dos grandes clássicos da literatura. Alex é aparentemente um jovem comum, com todos os problemas característicos da juventude, que leva durante o dia uma vida normal, sob os olhos vigilantes dos pais. À noite, entretanto, ele sofre uma completa metamorfose. Lidera uma gangue de vândalos que, vagando livremente pelas ruas da cidade, espalham um pouco da velha e boa violência. 


    Em uma dessas noites, eles invadem a casa de uma rica senhora que, sem que eles soubessem, havia chamado a polícia momentos antes. Quando Alex entra na residencia, a senhora tenta se defender, o que o leva a golpeá-la com um objeto semelhante à um falo gigante. Quando escuta as sirenes da polícia, o rapaz tenta fugir, mas um de seus amigos lhe acerta uma garrafa de leite na cara. Eles o abandonam caído e atordoado; há muito tempo estavam descontentes com a forma que Alex lhes impunham liderança. Alex é capturado e condenado a 14 anos de prisão por assassinato, já que a velha não sobrevivera ao golpe e morrera mais tarde no hospital.

     Mas, após dois anos de sentença e de comportamento exemplar,  o rapaz se oferece como cobaia para o tratamento Ludovico, um novo programa do governo que propõe a cura para a violência.


    Após o tratamento, Alex é liberado e posto de volta na sociedade. Ele é agora incapaz de agir com violência, de olhar lascivamente para uma mulher ou mesmo de escutar a 9ª Sinfonia de Beethoven. Seu corpo reage à esses elementos com enjoos, dores e convulsões. Entretanto, mesmo "curado", a sociedade fica relutante em aceitá-lo de volta; sua família não o recebe apropriadamente, o que leva Alex a ter que procurar outro lugar para morar. Além disso, ele reencontra velhos amigos e inimigos a quem havia ferido e humilhado em seus tempos de violência, e todos querem se vingar dele.



    Laranja Mecânica trabalha com vários temas. O filme, através dos olhos do anti-herói Alex, lança um olhar irônico sobre a sociedade e suas regras, suas leis. O personagem principal despreza tanto os marginalizados – mendigos, por exemplo – quanto os ricos. Sua forma de contestar é através da violência, seja ela física, moral ou verbal. 


    A questão moral é levantada em vários aspectos, seja na banalização da violência, seja no método utilizado para controlá-la. Afinal, vale a pena acabar com o livre-arbítrio de um indivíduo para controlar os seus instintos, a sua violência? Isso é cura ou controle? Esse é um dos debates que ocorrem dentro do próprio filme entre os defensores da cura e aqueles que se opõem a ela.

    A trilha sonora também é marcante. Depois de ver o filme, a pessoa nunca mais conseguirá ouvir Singing in the Rain ou a 9ª Sinfonia de Beethoven do mesmo jeito. O diretor Stanley Kubrick utiliza a música clássica em vários momentos, ilustrando cenas de violência, sexo e de abandono. Um uso característico da contra-cultura...

    O filme é um dos marcos da contra-cultura no cinema. Talvez por isso eu tenha relutado tanto em gostar dele; trata-se, afinal, de um gênero cuja função crítica, sarcástica e irônica não é compreendida por todos.  De qualquer forma, o filme é excelente e recheado de temas para reflexão. Para muitos, esse é o melhor filme do diretor, embora na minha opinião esse título será sempre de 2001 - Uma Odisseia no Espaço.


por Diego B. Oliveira





46 comentários:

  1. Olá... tudo bem??
    que bom que você voltou a escrever no seu blog... eu tenho muita vontade de assistir esse filme por todos os motivos possíveis e ainda não consigo entender porque ainda não o fiz... vou ver se acho on line... gostei da sua resenha... e pontos citados... xero!!!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ainda não curti a ideia desse filme! Pela sua resenha sobre ele eu posso dizer que curti trilha sonora! Ah, vou ver se consigo assistir á "Uma Odisséia no Espaço" pra ver se é bom mesmo. RsRs Abraços, Diego.

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Diego!
    Nossa, esse filme é ótimo! Ele realmente me marcou. Mas ao contrário de você, gostei mais dele que 2001 (apesar de amar ficção científica).

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  4. Esse filme parece ser bastante pirado, eu tenho curiosidade de ver, mas também receio, rsrs. Porém ainda quero ver esse, ou outra coisa desse diretor e no fim das contas eu acredito que vou amar.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oiee ^^
    Venho querendo ver esse filme há algum tempo, mas acho melhor ler o livro primeiro, né? Sempre que penso em comprá-lo, o preço parece subir *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Gostei da sua resenha, Diego. Saudades de ver resenhas de filmes *o*
    uma pena que to sem dinheiro para comprar ou ir no cinema. Mas so por enquanto mesmo kkk


    conclusoesnoturnas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do filme, parece bem interessante! Gostei do seu blog :) Estou seguindo e obrigado pelo comentário lá no TJ.

    http://www.turmajovem.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Eu nunca assisti o filme, mas tenho o livro. Eu pretendo ler ainda esse ano, e espero cumprir com isso.

    Abraços,
    Rafael

    www.livrosvsseries.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Vários amigos já me indicaram esse filme,
    já ouvi maravilhas a respeito, mas infelizmente ainda não parei para assisti-lo,
    na verdade, antes do seu post nem me lembrava dele... Acho que vou providenciar assistir logo antes que me esqueça novamente, já que não fiquei muito curiosa, quero apenas conhecer devido as muitas indicações.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá. Este é uma das exceções que o filme ultrapassa a obra, pelo menos na minha opinião! Adorei na época que vi e esta na hora de ver novamente!


    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  11. Esse filme é muito bom!!
    Estou com muita vontade de ler o livro...
    Aquela edição laranja está linda!
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda não vi o filme, quero ler o livro antes. Mas a história parece muito, muito boa mesmo. Amei o post e obrigada por trazer essa dica maravilhosa.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  13. Gostei da resenha, apesar de que o filme parece meio perturbador...

    hunger-girl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Já tinha visto o livro, mas não tinha me interessado. Mas lendo sua postagem sobre o filme, fiquei com vontade de assistir.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  15. Tenho muita vontade de ler o livro! *-*
    Deve ser mt bom o filme também!
    bjs
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  16. Tenho bastante vontade de ler o livro, talvez por isso não tenha visto o filme ainda. Mas acho bacana a história, mesmo imaginando a pegada forte e intensa que deve ter. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Também não li ainda :/ sou doido para ver o filme tbm, precisso veeeeer

    ResponderExcluir
  18. Oi, Diêgo!
    Eu tenho curiosidade a respeito desse filme e também do livro. Mas tenho receio de não gostar. Até então não sabia do que se tratava a história, mas ao ler teu post, fique por dentro.
    Parece ser bom, mas talvez eu não goste tanto. Ainda assim darei uma chance.
    Ótimo post!
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  19. Oiee Diêgo!

    Eu já vi o filme mais de uma vez mas ainda não li! Acho que tanto o filme quanto o livro são daqueles pra "ver/ler antes de morrer" hahahaha super interessante tudo o que é abordado! Adoro o filme pelo menos e pretendo adquirir o livro!

    Beijoooo!

    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!

    Adorei sua resenha! Não curto muito Stanley Kubrick, mas eu veria o filme só pela contra-cultura!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Diego!

    Eu andei vendo uma edição desse livro que achei interessante, mas deixei a oportunidade passar em pedir para ler e resenhar, mas depois de ler tudo que você escreveu aqui, fiquei curiosa novamente...

    Seu espaço é mega legal, parabéns!!
    Beijos
    Rê Souza
    http://entreresenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Este filme/livro está na minha lista de coisas para o futuro. Acho que ele necessita de uma certa maturidade para compreender a grandiosidade da obra e acho que ainda não estou 100% preparada para aprecia-lo.

    Parabéns pela resenha.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  23. Eu amo esse filme!
    Há quem diga que ele é super valorizado, mas não acho.
    As críticas dele são fodas :)
    Nunca li o livro, mas deve ser muito bom, precisa arrumar um tempinho extra para isso!

    Ah, obrigada por ler o meu conto, adorei a sua opinião sobre ele *-* com certeza iria continuar a história.

    Beijo!
    chadas22.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Eu amo esse filmeeeee!!
    E quero adquirir o livro, deve ser mais incrível ainda.

    Beijos,
    cafemaisbatom.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Diêgo!

    Muitas pessoas já me falaram super bem do livro "Laranja Mecânica", tenho bastante curiosidade de lê-lo. Se eu conseguir ler o livro, vou ver o filme também! :D Ah, adorei sua resenha!

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Olá,
    ainda nao conhecia este filme, mas muito boa a sua indicação :)

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  27. Oi! Tudo bem?
    Meu, parabéns pela resenha! Acredita que nunca vi o filme ou li o livro em questão? Tenho muita vontade porque parece ser realmente bom. De qualquer forma, ótima dica.

    Um beijo!
    Doce Sabor dos Livros - Aguardo a sua visita!

    ResponderExcluir
  28. Gostei da dica Diego. Há muito tempo que venho querendo assistir este filme e a sua opinião a respeito só me deixou ainda mais interessada. Abraço!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  29. Gostei da dica... Já tinha ouvido falar do livro, mas não tive a oportunidade de ler, mas nunca tinha lido nada a respeito do filme... Mas pelo jeito o filme deve ser bom e fiquei curiosa agora para assistir. '-'

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
  30. Oi, Diego!
    Kubrick é sempre maravilhoso, né?
    Eu comecei a assistir esse filme, mas não consegui. Achei melhor ler o livro primeiro, mas fiquei adiando. Já estou com ele em casa e vou ler a qualquer momento.
    Já ouvi falar MUITO do livro e do filme e morro de vergonha por não ter assistido/lido ainda. rs
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho a maior vontade de ver esse filme, mas essa cena do "tratamento" me dá uma agonia.. hahahaha
    Comprei o livro esses dias, acho que vou ler primeiro. E espero não me decepcionar porque ter expectativas demais costuma ser ruim..

    Beijos :*
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    O filme parece ser bem legal, ainda não li o livro mas espero fazer o mais breve possivel. E assistir o filme tambem hahah
    Abraços
    Guilherme - leituraforadeserie.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Oi Diêgo,
    Se acabarmos com o livre arbítrio é sinal de que estamos querendo domar o ser humano. Acho que temos que ter regras rígidas, penalização, mas deixar com que cada um conduza sua própria vida!
    Adorei e só conhecia o livro, vou procurar o filme pois me interessei muito.
    Beijos
    Chrys Audi
    Blog Todas as coisas do meu mundo

    ResponderExcluir
  34. Nunca vi nenhum filme dirigido por ele, preciso me atualizar. Eu acredito que isso tudo não passa de uma forma de opressão e não cura. É mais ou menos o que sofremos hoje em dia com toda a manipulação da mídia e afins...mais ou menos. kkkkk O fato é que na minha concepção sempre somos manipulados de uma forma ou outra. Bom, Laranja Mecância, é um dos filmes indicados ao extremo na faculdade de jornalismo. Quando cursei os professores ficavam batendo nessa tecla o tempo todo. Com toda sinceridade nunca me interessei muito em assistir, mas quero muito ler o livro.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  35. É um clássico!
    Acho que a forma como foi reproduzido ficou muito bom!
    Adorei ver esse livro/filme por aqui!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  36. Oi =)

    Vergonha minha é dizer que ainda não li o livro e muito menos vi o filme =/
    Eu preciso ver este filme logo antes que me arrependa hehe.
    ótima dica =)

    Beijos,
    Livy
    No Mundo dos Livros

    ResponderExcluir
  37. Eu sou louca por clássicos e já li muito sobre esse filme. Mas as cenas me dão uma aflição e ainda não tomei coragem haha
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Olá Diego,

    Acredita que não assisti esse clássico, mas tenho curiosidade e ela é ainda maior em relação ao livro, ótima dica....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Não sou lá o maior fã dos clássicos e esse livro/filme não me atiça aquela curiosidade que outros causam... Mas a dica é ótima e é muito bom saber que o Peças voltou com todo o gás.

    Abraço
    http://garotodelinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  40. Oii, tudo bom?
    Esse filme é realmente ótimo!!
    Adorei sua resenha!!

    Abraços,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  41. Olááá,acredita que eu ainda não assisti mais parece ser muito bom mesmo se eu achar online vejo ainda hoje <33

    cherrycharming2.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Oi Diego! Assisti esse filme ainda na faculdade e até hoje considero como um dos melhores que vi até hoje! As técnicas de condicionamento apresentadas são muito interessantes e a violência demonstrada é bastante real. Recomendo pra todos que gostam de cinema de qualidade!

    http://maisumapaginalivros.blogspot.com.br/
    Mais Uma Página

    ResponderExcluir
  43. oi tudo bem?
    esse filme é ótimo. Faz muitos anos que vi, e pretendo rever agora, porque na época não apreciei como devia, rs
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  44. Olá!!!!
    Laranja Mecânica é uma das minhas histórias prediletas no mundo. Seja como livro, seja como filme. Acho que a direção foi muito feliz em colocar o que havia nos escritos do autor e transformar nessa obra de arte.
    Acredito que os temas levantados no livro/filme sejam atuais ainda que possam também ser antigos. A filosofia por trás de cada atitude ou não atitude do protagonista é incrível!
    Eu super adoro essa história!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  45. Diego, estou para ler esse livro e também assistir ao filme já faz um tempão! Quero muito poder conhecer essa história polêmica.

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  46. Grande filme! Outra excelente adaptação de Kubrick.

    Um abraço.

    ResponderExcluir