P�ginas

18 agosto, 2014

Falando de Séries... Doctor Who



     
     Eae, galera,beleza?

    Tenho certeza que todo mundo aqui nessa parada é louco por séries de TV. Quem aí nunca virou a noite assistindo aquela série foda em maratona? Ou esperou um interminável ano para ver a próxima temporada de outra? 

    Minha paixão por séries é recente; tem cerca de um ano. No total, assisti umas dez. Mas não teve uma que não me deixou apaixonado! E qual melhor pra começar falando do que Doctor Who?

    Doctor Who é a série britânica mais famosa de todos os tempos. Seus mais de 50 anos a tornam a série de ficção científica mais antiga em exibição. Mas, afinal, de que se trata?

     A premissa é simples: um homem em uma caixa azul viajando através do tempo e do espaço. O homem em questão é um alienígena de dois corações conhecido como Doctor, do planeta Gallifrey, lar dos Time Lords (Senhores do Tempo). O Doutor nunca revelou o seu verdadeiro nome, o que originou à famosa pergunta que dá título à série: Doctor Who? (Doutor Quem?)

     O Doutor possui uma TARDIS (Tempo e Dimensões Relativas no Espaço), uma nave em formato de cabine telefônica azul capaz de viajar para qualquer lugar e tempo do universo. Originalmente, o exterior da nave se transformava a cada vez que ela  pousava, assumindo o formato de algum objeto daquele local e época que não chamasse muita atenção. Mas essa habilidade acabou enguiçando e a TARDIS acabou presa para sempre no formato de cabine. Mas apenas por fora; por dentro, ela era imensa e, como a gente pode descobrir no incrível episódio Viagem ao Centro da Tardis, infinita!

     O Doutor geralmente escolhe alguém da Terra para viajar com ele como companion, companheiro. A relação do Time Lord com esse planeta, aliás, sempre foi única e especial. Ao decorrer da série, o Doutor e seus companheiros salvam a Terra e outros planetas de marcantes vilões, como os Daleks e os Cybermen, entre outros.



    Uma das características mais importantes do Doutor é sua capacidade de se regenerar. Todo Senhor do Tempo, antes de morrer, pode assumir uma nova forma e, assim, escapar do destino fatal. Com essa nova aparência, vem também novas características, nova personalidade, novos gostos, trejeitos... 

    A regeneração foi a solução encontrada pelos produtores para continuar a série mesmo após a saída do ator principal. Isso permitiu que  Doctor Who permanecesse no ar por anos. Vários atores representaram o Doutor em suas diferentes regenerações. Vários companheiros também passaram pela TARDIS. 

    Em 1989, a série saiu do ar, marcando o fim da série clássica. Doctor Who voltou apenas em 1996 em um telefilme da BBC, onde Paul McGann representou a 8ª encarnação do Doutor.
    



   A série só voltou então em 2005, quando o produtor Russel. T. Davies convenceu a BBC a trazer de volta Doctor Who. O Doutor retornou em sua 9ª encarnação na pele do ator Christopher Eccleston; Rose Tyler, representada pela atriz e cantora britânica Billie Piper, se torna a primeira companheira do Doutor na série moderna.

    Foi a partir desse reinício que Doctor Who, que era um fenômeno britânico, se tornou um fenômeno global, atraindo o foco da mídia mundial e atraindo cada vez mais fãs a cada nova temporada.

     Na série moderna, o Doutor volta como o último Senhor do Tempo do universo. Seu planeta natal, Gallifrey, foi destruído durante a última grande Guerra Temporal, travada entre os Senhores do Tempo e os Daleks. Ninguém sobreviveu à guerra. (Pelo menos era o que o Doutor acreditava).

    Com a saída de Christopher Eccleston no final da primeira temporada, em 2005, o ator David Tenannt assumiu como o 10º Doutor, mantendo Rose Tyler como companheira. O ator trouxe consigo uma enorme popularidade para série, e é considerado por muitos como a melhor encarnação do personagem.




    O produtor Russel T. Davies, responsável pelo retorno de Doctor Who, deixou a série em 2010, assim como o 10º Doutor. O produtor Steven Moffat, que já havia alguns escrito alguns episódios em temporadas anteriores da série moderna, assumiu a como produtor e showrunner. O versátil ator Matt Smith assumiu a 11ª encarnação do Doutor.


   A série passou a contar também com mais investimentos da BBC, o que permitiu uma melhoria cinematográfica nos efeitos especiais e no uso de locações. O 11º Doutor também se tornou rapidamente popular, trazendo para série um número ainda maior de fãs.

   
  A nova série de 2005 trouxe também companheiros fantásticos. Rose Tyler, Martha Jones, Donna Noble, Jack Harkness, Amy Pond, Rory Williams, Clara Oswald….

   Em 2013, o ator Matt Smith deixou a série, entregando o personagem nas mãos de Peter Capaldi. Peter Capaldi é o ator mais velho a assumir o papel desde que a série recomeçou, em 2005. Para muito, ele pode representar o retorno do Doutor às suas origens. 



    Se tem alguém que ainda nunca assistiu um episódio sequer dessa série fantástica, coloca aí na sua lista. Vai valer a pena cada segundo; tem aquela pitada que só os britânicos conseguem inserir em seus shows, aquele humor divertido e inteligente, aquela reflexão sobre a nossa própria existência e, enfim, entretenimento de primeira!


por Diego B. Oliveira


33 comentários:

  1. Gostei muito do seu post. Eu sempre ouvia falar de Doctor Who mas nunca assisti. Agora vou ver se vejo o mais rápido possível!!

    Beijos
    Nati

    www.meninadelivro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Diego,
    Fico feliz que o Peças de Oito esteja de volta. Seja bem vindo de novo :)
    Bom, eu assisto muitas series mas nunca me interessei por Doctor Who. Agora, quando surgir um tempo vou seguir sua recomendação e assistir :)

    Abraço
    Adriano
    http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/ (passa lá :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Diego, nunca tinha assistido esse seriado, o povo fala bem pacas! Boa dica!
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  4. Nunca assisti, mas todos falam que entretenimento de primeira mesmo!!!
    Vou ver se vejo qq dia...
    Apesar de eu achar que nada vai superar GOT... rs...
    Bjs, Lu
    http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Adorei sua resenha! Conheço Doctor Who, mas nunca parei pra assistir, quem gosta mesmo é a minha irmã! Ela ama a série e sempre que pode assiste, sua personagem favorita além do doutor é a Tardis hahahaha

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que post maravilhoso! Límpido, compreensível, leve, profissional, com um diferencial coloquial - já me apaixonei pela sua escrita naturalmente jornalística, rapaz.
    Mas, agora, encarando o conteúdo: tenho uma porrada de amigos que amam Doctor Who,mas nunca dei uma chance. :/ Porque eu sou um chato com séries, esse é o fato. Não tenho um tipo certo de série que amo - pra você ter noção, minhas séries favoritas são dois opostos: Downton Abbey e Sex and the City! -, mas a primeira premissa é que a série tem que me chamar alguma atenção naturalmente, e eu nunca senti isso com Doctor Who. Porém, minha sede cada vez maior por sci-fi que andei criando me deu um fôlego pra, talvez, quem sabe, começar a pensar em assistir. E o seu post me fez passar da fase toda preparatória: agora estou mesmo "pensando" em assistir. ^^ haha
    Adorei seu Blog! Estou seguindo, viu?
    Abraços!


    Achou O Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi, Diêgo!

    Sempre ouvi falar de Doctor Who mas nunca assisti nenhum episódio! Acho que depois desse seu post vou começar a assistir, hein? ;)

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Eu sou louca por séries, no momento estou em maratona de várias (e outras tantas estão em hiatus).
    Mas dentre essas, Doctor Who não se encontra, apesar de já ter lido muito sobre e ouvido muita coisa boa. Gostei da ideia, mas não sei se faz meu tipo de série.
    Ainda assim, obrigada pela dica!
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu sou louca por séries, mas não tenho muito tempo para ver. Quando é para ver uma série, gosto de começar e terminar logo.

    Meu irmão me sugere todos os dias para assistir Doctor Who. Parece super foda e interessante, só que eu não quero ver por enquanto pelo fato de ter várias temporadas (e eu só vou ver o novo Doctor Who) e também pela falta de tempo. Farei uma maratona no próximo do próximo fim de semana (dia 28 a 30). Ótima sugestão! Traga mais dessas.

    The Lord of Thrones

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Também sou viciada em séries, como se já não bastasse o vício em livros *-* já ouvi falar dessa série, principalmente vendo The Big Bang Theory, mas não tenho muita curiosidade de acompanhar *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Também faço parte do time dos que amam séries de TV. Doctor Who está na minha wishlist das que pretendendo ver um dia ( é muita coisa boa pra tão pouco tempo). Acho que vou esperar o Series Finale e encarar uma maratona kkk Muito bom teu post.

    Blog Profano Feminino

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Já ouvi falar dessa série por meio de um livro, a menina era viciada em Doctor Who! Até hoje nunca assisti nenhum episódio!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  13. Gostei da dica Diego. Só ouço ótimo comentários a respeito de Doctor Who, mas ainda não tive oportunidade de assistir a série. Abraço!

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Diêgo, eu era vidrada nesta série! Fiquei conhecendo em 2012 e fiz uma maratona para colocar todas as temporadas em dia. Consegui até mesmo fazer meus dois filhos assistirem comigo. Tinha um monte de amigas que gostavam, e eu passava horas conversando com elas sobre os episódios. Mas, com a saída do David Tennant, que em minha opinião foi o melhor doctor, eu desanimei com a série, Emburrei e nunca mais acompanhei, acredita? kkkkk
    Muito legal seu post.
    Sucesso!
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  15. Doctor Who e Breaking Bad são as únicas séries que quero começar a assistir. E quando termina-las vou parar de vez de ver seriados. Já tem um tempo que só estou acompanhando os que já acompanhava antes. Saí dessa vida, descobri que cinema é mais interessante que qualquer outra coisa haha Doctor Who parece ser incrível, não vejo a hora de ter um tempinho pra ver!

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  16. Séries britânicas, pelo que percebo, são tçao boas quanto livros britânicos! Ah, e sou daqueles poucos que não é louco por séries :(
    Mano, mas com tudo, fiquei com vontade de experimentar assistir essa série! Espero que seja fantástica mesmo, que seja entretenimento de primeira :D :D :D
    Curti (y)

    http://gabryelfellipeealgo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Diêgo!
    Acredita que nunca assisti essa série?
    Já ouvi falar, mas nunca soube exatamente sobre o que era.
    Quando você começou dizendo que a série já tem 50 anos e ainda está no ar, eu fiquei me perguntando: como?
    Adorei essa ideia da regeneração para manter a série no ar.
    Com certeza eu vou assistir. :D
    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Diego!
    AMEI seu post! Acho que foi o mais completo e explicativo sobre Doctor Who que já vi.
    Eu amo essa série! Mas estou super atrasada, ainda no começo da 3a temporada. Chorei tanto no final da 2a que fiquei enrolando para começar a 3a. Já me adiantaram que vou sofrer de novo... Mas continuarei assistindo!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi, Diego!
    Amei teu post, dude! Muito mesmo.
    Nunca assisti a série, mas tenho uma amiga que é louca. Parece-me ser muito boa MESMO. Tenho quase total certeza disso.
    Você esclareceu tudo tão direitinho que vou pedir para ela me passar os epis deste mais recente retorno da série. Haha
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  20. Já ouvi muito falar mas nunca assisti, imagino que seja boa já que todos falam bem em breve pretendo assistir pra comprovar
    Um beijo, te espero no blog
    Blog livros com café

    ResponderExcluir
  21. gostei do post ! eu ja ouvi falar, mas nunca assisti :D

    Beeijos, ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN
    INSTAGRAM: @luannaandrade_

    ResponderExcluir
  22. Sabe quando você ouve falar de uma coisa e tem certeza que vai se viciar, comigo é assim com Doctor Who, ainda não assisti, mas SEI que vai se tornar mais um vício! hahahaha

    Beijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Nossa essa série tem história hein...
    Não sei como eu nunca ouvi falar dela, talvez por se tratar de um enredo do qual eu não seja muito fã, por esse motivo eu acredito que não assistira.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Diego.
    Eu sou fã de séries, acompanho tantas que até me perco, mas admito que Docto Who não me atrai apesar de gostar do tema sobre viagem no tempo.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  25. Olá,
    O pessoal fala sempre tão bem desse seriado e eu ainda não vi, pode isso? Mas quero mudar logo essa situação, pena que no momento estou sem tempo pra séries.
    Beijos.
    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. nunca vi nenhum episódio, sou muito por fora de séries!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Diego! Parabéns pelo blog, amei. Fiquei admirada com o quanto você escreve bem. E claro que sempre estarei por aqui.
    Sobre séries, eu era muito viciada. Agora estou peneirando sabe.
    Estou louca para a nova temporada de American Horror Story. Doctor Who eu nunca assisti a um episódio, e não entendia muito bem sobre o que se tratava a série. Depois deste post tão perfeito, fiquei curiosa para assistir.
    aculpaedosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oiee Diego. Nunca assisti um episódio dessa série, acredita? Sei que é super bem falada e sua postagem só fez confirmar o sucesso dela. Quero ver...parece muito boa.
    Já segui aqui.
    Beijos!
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  29. Sou apaixonada por séries,perco a conta de quantas eu assisto e ficou na maior depre quando tenho que esperar a próxima temporada,e quando encontro uma nova série bem legal eu assisto a primeira temporada no mesmo dia rsrs
    Adorei conhecer essa,parecer ser ótima e super me identifiquei,acho que vou começar assistir hoje mesmo rsrs
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Adorei a postagem. Super completa. Eu ainda não assisti essa serie, mas acho que vou dar uma chance. Assim que colocar em dia as que estou atrasada hehehehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  31. Oi Diego tudo bom?
    Bom, eu to pra fazer uma postagem dessas no meu blog para entenderem os livros e os contos de Doctor Who que estou pra resenhar. Adorei a iniciativa. Realmente, Doctor who está sendo a melhor série do mundo pra mim, e que venha o 12th Doctor.
    Tennant sempre estará no meu coração, meu doctor preferido

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Hey Diego! Tudo bom?

    Sou viciada em séries, sempre ouvi falarem de Doctor Who mas nunca parei pra assistir nem conhecer um pouco melhor a história... Acho que vou dar uma chance, ver se eu gosto! Obrigada pela indicação, adorei o post :)

    Beijos,

    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Ainda não tive a oportunidade de ver um episódio, mas já vi várias recomendações sobre esta série e confesso que após esse post minha vontade de vê-la cresceu demasiadamente. Creio que Doctor Who merece uma chance, mesmo eu sendo meio fechado para coisas novas haha.

    Teens in Wonderland

    ResponderExcluir