P�ginas

26 agosto, 2013

Perfil: Steven Stielberg

    Mesmo quem não sabe quem é Steven Spielberg sabe quem é Steven Spielberg. Afinal, sempre que passa um filme dele na Sessão da Tarde o locutor entusiasmado faz questão de anunciar: "uma superprodução do cinema dirigida por Steven Spielberg". É uma das raras ocasiões em que o nome de um diretor é anunciado na tevê, e, pra completar, em uma condição de prestígio maior que a do próprio elenco do filme.
    Afinal, estamos falando do mestre das superproduções.

    Spielberg tem em seu currículo uma enorme série de filmes, que se tornaram sucessos de bilheterias, público e de crítica. Já foi indicado a sete Oscar de Melhor Diretor, tendo levado duas estatuetas: pelo filme A Lista de Schindler, de 1993, e por O Resgate do Soldado Ryan, de 1998. A Lista de Schindler também levou o Oscar de Melhor Filme.
    Pra se ter uma ideia, Spielberg começou a dirigir com apenas 13 anos de idade! Nessa época, ele venceu um concurso de curta-metragem com um documentário sobre guerra de 40 minutos. E daí por diante não pararia mais. Hoje, diretor consagrado, tem uma riqueza estimada em 3,2 bilhões de dólares; já os seus filmes renderam, até o momento, 8,5 bilhões de dólares em todo o mundo.
    A filmografia de Spielberg é realmente extensa; mesmo uma lista dos melhores filmes do diretor ficaria enorme.

    Vamos fazer uma lista, portanto, dos seus filmes mais conhecidos pelo grande público, em ordem cronológica. E tenho certeza de que já ouviram falar de muitos deles...
    Olha só:



Contatos Imediatos do Terceiro Grau, de 1978


Em uma pequena cidade americana vive Roy Neary (Richard Dreyfuss), um chefe de família que, ao presentir a chegada de alienígenas, tem o seu comportamento alterado. Ele fica obcecado pela idéia e começa a investigar a situação, buscando o local de contato dos ET's. Como ele, diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave.



E.T. - O Extraterrestre, de 1982


Um garoto faz amizade com um ser de outro planeta, que ficou sozinho na Terra, protegendo-o de todas as formas para evitar que ele seja capturado e transformado em cobaia. Gradativamente, surge entre os dois uma forte amizade. Esse filme é considerado uma das maiores bilheterias da história do cinema, e é a produção que gravou a ouro o nome de Spielberg em Hollywood.



Quadrilogia Indiana Jones, de 1981 a 2008

    Indiana Jones é um dos personagens mais populares do cinema. O famoso arqueólogo estrela quatro filmes: Os Caçadores da Arca Perdida, de 1981, O Templo da Perdição, de 1984, A Última Cruzada, de 1989 e O Reino da Caveira de Cristal, de 2008. O personagem imortalizado por Harrison  Ford é um grande aventureiro, que acima de tudo sempre defendia o valor histórico e cultural de artefatos e tesouros cobiçados pelas mais diversas mentes criminosas do planeta.



A Cor Púrpura, de 1986


Georgia, 1909. Em uma pequena cidade Celie (Whoopi Goldberg), uma jovem com apenas 14 anos que foi violentada pelo pai, se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de procriar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã, e é doada a "Mister" (Danny Glover), que a trata simultaneamente como escrava e companheira. Grande parte da brutalidade de Mister provêm por alimentar uma forte paixão por Shug Avery (Margaret Avery), uma sensual cantora de blues. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie (Akosua Busia), missionária na África. Mas quando Shug, aliada à forte Sofia (Oprah Winfrey), esposa de Harpo (Willard E. Pugh), filho de Mister, entram na sua vida, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.



Trilogia Jurassic Park, de 1993 a 2001

    Da trilogia, Steven Spielberg dirigiu apenas os dois primeiros filmes: Jurassic Park - O Parque dos Dinossauros, de 1993 e O Mundo Perdido de Jurassic Park, de 1997. Em Jurassic Park III Spielberg volta apenas como produtor. Todo mundo já conhece a história do parque onde vivem gigantescos clones dos extintos dinossauros; há desdes os grandes herbívoros aos perigosos carnívoros. E o parque, que era para ser uma grande e única atração turista, se torna um lugar perigoso onde todos tem que lutar pela própria vida.

A Lista de Schindler, de 1993


A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.



O Resgate do Soldado Ryan, de 1998


Ao desembarcar na Normandia, no dia 6 de junho de 1944, capitão Miller (Tom Hanks) recebe a missão de comandar um grupo do segundo batalhão para o resgate do soldado James Ryan, caçula de quatro irmãos, dentre os quais três morreram em combate. Por ordens do chefe George C. Marshall, eles precisam procurar o soldado e garantir o seu retorno, com vida, para casa.



A.I. - Inteligência Artificial, de 2001


Na metade do século XXI, o efeito estufa derreteu uma grande parte das colatas polares da Terra, fazendo com que boa parte das cidades litorâneas do planeta fiquem parcialmente submersas. Para controlar este desastre ambiental a humanidade conta com o auxílio de uma nova forma de computador independente, com inteligência artificial, conhecido como A.I. É neste contexto que vive o garoto David Swinton (Haley Joel Osment), que irá passar por uma jornada emocional inesquecível.



Guerra dos Mundos, de 2005


Ray Ferrier (Tom Cruise) é um homem divorciado que trabalha nas docas. Ele não se sente à vontade no papel de pai, mas precisa cuidar de seus filhos, Robbie (Justin Chatwin) e Rachel (Dakota Fanning), quando eles lhe fazem uma de suas raras visitas. Pouco após eles chegarem Ray presencia um evento que mudará para sempre sua vida: o surgimento de uma gigantesca máquina de guerra, que emerge do chão e incinera tudo o que encontra. Trata-se do primeiro golpe de um devastador ataque alienígena à Terra, que faz com que Ray pegue seus filhos e tente protegê-los, levando-os o mais longe possível das armas extra-terrestres.



Lincoln, de 2012


Baseado no livro “Team of Rivals: The Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.



   Steven Spielberg segue trabalhando  a todo vapor em Hollywood. E sabe o que isso significa? Que certamente inúmeros grandes sucessos ainda estão por vir...


por Diego B. Oliveira

    

22 comentários:

  1. O cara é simplismente um gênio!
    Beijos
    http://deveavere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu sou extremamente suspeita para falar. Se tem uma pessoa que se arrepia só em ouvir o nome desse cara, essa pessoa sou eu! AMOOOOOOO!!!!!
    Primeiro porque adoro ficção, e ele é mestre nisso. Tenho Guerra dos Mundos muito em alta na minha vida, inclusive fiz meus alunos fazerem um trabalho imenso sobre sobrevivência em caso de invasão alienígena. kkkkkkkkkkkkkk
    Os outros são sem comentários...
    A lista de Schindler é perfeito! E Lincoln? Porra, que filme!
    Ryan então... Ai ai!

    Amo Amo Amo!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Ele é O cara!
    Entre todas as superproduções de Spielberg, sem sombras de dúvidas, a minha favorita é E.T. Amo demais!

    E que venha mais sucessos desse carinha aí, haha. ;)
    Beijos.
    http://umajovemleitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Vou marcar Lincoln como Quero Ver no meu perfil no Filmow, li E O Vento Levou, que se passa no período da guerra civil norte-americana e amei.

    http://www.umarcoirisdeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. O único filme que eu vi desses foi a Trilogia Jurassic Park. Mas vendo a sinopse dos outros fiquei com vontade de ver alguns! bj

    http://papodajess.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia ele hehehe, mas os filmes eu já assisti (quase todos)
    Amei essa coluna *u*
    xoxo
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Diego tudo bem gosto muito dos filmes do Steven o único que não me agradou foi Guerra dos Mundos, teve acontecimentos pra lá de surreal, e para um diretor como ele deixou a desejar.
    Mas os outros gosto muito!!!
    bjs
    Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  8. Todos eternamente conhecidos, apenas o primeiro não me recordo.
    Este realmente é um diretor prestigiado que merece sempre ser lembrado. Inclusive ado muito o filme "Inteligência Artificial" que me emocionou bastante.
    Obrigada por prestigiar este grande cineastra.
    Abraços!

    http://livrosgratisemcasa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu já tinha ouvido falar no nome dele mesmo xD
    Mas acredita que não assisti nenhum desses mais conhecidos? o.o Tenho vontade de ver A Lista de Schindler, O Resgate do Soldado Ryan (que quase vi durante uma excursão, mas tava todo mundo conversando, então...) e Lincoln *-*
    Os outros todos já ouvi falar, mas não tenho muita vontade de ver não...
    Agora fiquei encucada e vou ali pesquisar a filmografia do cara, porque não é possível que não tenha visto um filme dele! haha

    Abs
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Os filmes do Steven são excelentes, gostei de todos! Já assisti todos os listados e garanto quem tem filme para todos os gêneros.


    Lucas / Carpe Liber
    livrosecontos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Cara, realmente ele manda muito bem, até mesmo que não gosta de um dos filmes dele, com certeza vai dizer que gosta de um filme que tem a mão do próprio Stielberg em sua produção. E sem falar da inúmeras Series que o mesmo produziu e ainda produz, sem duvida o cara é uma imaginação ambulante lol

    Abraços
    Don
    htt://donskedar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Não posso dizer que seja fã, pois não conheço todos os trabalhos dele, mas adoro os seus filmes. Inclusive a maioria do meu top 10 são filmes dele.

    http://blogprefacio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Tem gente que nasceu pra ser gênio mesmo né, ja vi quase todos os filmes e sou fissurada haha

    beijos!
    http://meuvicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Eu amo os filmes do Steven, tipo eu adoro Indiana Jones e Jurassic Park. Uma vez eu li que era ele que iria dirigir a saga HP, mas não deu certo. Já pensou se você ele mesmo que fosse dirigir? Séria maravilhoso <333
    Kiss
    With You

    ResponderExcluir
  15. Oi querido Diego...
    Adorei sobre a sua postagem... todos os filmes eu assisti rsrsrsrs, não tinha como kkkkk, mas o filme que mais me deu frio na barriga e que foi agoniante e que todas as vezes que assisto sinto o mesmo foi Guerra dos mundos... nussa sem palavras.... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Grandes clássicos
    Tenho que parar para assistir alguns

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Esse cara, é o CARA! KKK O único que não assisti foi Contatos Imediatos de Terceiro Grau, apesar de já ter ouvido falar muito. AMO demais A.I e A lista de Schindler, ambos são muito lindos e Guerra dos Mundos não fica para trás! :3
    Beijinhos, Thamires R.
    http://marcaprovisoria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi Diego!
    Spielberg é muito bom mesmo! Como o pessoal que já comentou, também já vi a maioria (se não todos) dos seus filmes. Porém, tenho que confessar, apesar de adorar A Lista de Schindler e Guerra dos Mundos, meu favorito ainda é A Cor Púrpura... Ainda mais depois de ler o livro da Alice Walker, que é fantástico :)
    Abraços,
    Paulo
    Blog Montanha Literária
    http://www.montanhaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Diego, tudo bem?? *o*
    Que postagem incrível em. Adorei!
    Eu já assisti muitos desses filmes e adorei todos. Fiquei até saber que Jurassic Park vai estar no cinemas em 3D, tem noção?
    haha
    Beijos

    Beijos,
    Jéssica - Ela e Seus Livros
    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  20. Olá Diego.
    Este cara é simplesmente o melhor, seus filmes são espetaculares, sempre que vejo um novo com a sua assinatura não tem como não assistir.

    Abraços
    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Eu amo o trabalho do Spielberg, e fico muito orgulhosa de ver que dessa lista, vi a maioria, com exceção de dois. Lincoln é um filme genial e A.I. também é muito bom. Ah, só pra avisar que no título do post está sTielberg ao invés de de sPielberg.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Ele é simplesmente o caro. Adoro todos os seus trabalhos. Adorei o post.

    Beijão :*

    http://pequenosviciosdiarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir