P�ginas

10 julho, 2013

Tag: 5 Inimigos Mortais dos Livros

   
    Tá pensando que manter um livro é uma tarefa fácil? Nada disso! Para cuidar bem de um livro você deve vestir sua armadura e lutar contra inimigos terríveis e inescrupulosos, sem ter nenhuma piedade. Aqui nessa tag vou citar apenas cinco desses inimigos, pelo menos alguns dos que tive que enfrentar pessoalmente. Confesso que perdi a maioria das batalhas, mas nunca desisti da guerra. 


1º. Ratos
    Parece incrível, mas esses pequenos animais são os mais detestáveis inimigos dos livros. Surgem do nada e, muitas vezes, você nem os vê; o fato é que um dia, ao ir à sua estante e apanhar aquele livro que você tanto gosta, acaba descobrindo pequenos buracos em suas laterais, e leva um susto quando percebe que aquela palavra no final da frase simplesmente desapareceu! Quando isso acontece, é normal chorar e desejar que o mundo acabe. Os ratos geralmente causam esse efeito.

2º. Poeira
    Esse é realmente chato se você mora em zona rural ou em regiões não-asfaltadas. Ou se simplesmente aquele irmão seu costuma trazer para a sua casa toda a poeira do universo. Quando você compra um livro novinho, com as páginas branquinhas e a capa brilhando, dá até uma pena de abri-lo, fica com remorsos de ter de tocá-lo. Mas você não resiste, afinal está louco para ler aquela história. Então começa a ler, feliz, ávido, passando as folhas velozmente; mal sabe que, enquanto lê, um inimigo se aproxima sorrateiro e vai tomando território... Quando você termina, fecha o livro, satisfeito, preparando-se para guardá-lo. Mas acaba levando um susto: o livro está duas vezes mais grosso do que quando o comprou. Espantado, você tem a brilhante ideia de abri-lo e dar-lhe umas espalmadas... e acaba quase morrendo com um acesso de tosse. 


3º. Manchas
     Às vezes o livro é tão bom que você não consegue parar de ler nem um instante. Mas, inevitavelmente, bate aquela fome, afinal, seu corpo é uma máquina e precisa de combustível. Surge aí um outro problema para a saúde do seu livro... Em uma das mãos, aquele delicioso cafezinho quente, nas outras aquele pão com manteiga mais do quê bem vindo e, no colo, comido vorazmente pelos olhos, está o livro. Mas você precisa virar a página, o que não é uma tarefa muito fácil; então coloca o pão em um canto, inclina sem querer a xícara com o café e, quando volta os olhos para o livro, uma linda mancha negra sorri sobre a passagem que você acabou de ler. A vida sabe ser injusta.



4º. Mãos Sujas
    Talvez seja a preguiça, talvez seja por esquecimento, ou talvez simplesmente uma outra noção de higiene. O fato é que esse é um problema muito comum mesmo nos leitores mais apaixonados. Manusear o livro com mãos sujas pode ter um resultado catastrófico; por mais que isso não transpareça na hora, com o tempo os efeitos se tornam nítidos e, na grande maioria dos casos, irreversíveis. É, meus amigos, os livros não envelhecem e ficam gagás por conta própria...



5º. Goteiras
    Algumas casas têm o estranho costume de terem buraquinhos no telhado. Em época de chuva, isso causa um problema de proporções gigantescas. Tudo vira uma lagoa azul, dá até pra ver sereias dando pequenos mergulhos. Tá bom, exagerei nessa parte; mas a verdade é que isso pode ser um verdadeiro dilúvio para os indefesos livros. E enquanto sua mãe está lá, arrastado alguns objetos e cobrindo outros com a coberta, você está lá, correndo com os livros nas mãos para escondê-los em uma arca de Noé suficientemente grande para cabê-los...

24 comentários:

  1. Oi, Diego! :)
    Eu adorei esse seu post, adorei as dicas.
    Realmente precisamos ter bastante cuidado para preservar todos os nossos queridos livros.
    Eu procuro cuidar bastante dos meus. :)

    Beijos!

    Café com Leituras!
    http://cafecomleiturasneriana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, afinal, eles são a razão por nós estarmos aqui! Também luto para zelar dos meus.
      Abraços!

      Excluir
  2. Oii vim aqui retribuir a sua visita , e não tive como não esse post , amei sou louca por livros ,e realmente esses são os inimigos mortais dos livros , achei a escrita muito boa mesmo , e de um jeito divertido de ler .. Já estou seguindo e curtindo a página ... Adorei!!

    http://simplesmenteanass.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, por ter gostado do post e por estar seguindo! Também sou um louco apaixonado por livros, rsrs. Abraços!

      Excluir
  3. Ótima postagem, ótimo blog, ótimo visual! Está de parabéns, adorei este blog!

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei essa postagem!
    Você está certo, esses são inimigos mortais dos livros.
    Aqui em casa os meus ficam em uma estante que fica ao lado do ar-condicionado, então acho que o inimigo dos meus livros, é a umidade que fica neles quando o ar está ligado. Fora isso, sem problemas. hehehe

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Bem, aqui em casa infelizmente ainda não tenho estante, por isso sofro bastante, rsrsrs. Mas espero que isso logo se resolva. Valeu!
      Abraços!

      Excluir
  5. Adorei o post. Morro de medo de amassar meus livros e tals e não vejo a hora de ganhar a minha estante (No final desse ano)...
    E o blog tá ficando cada vez melhor, hein? Abraço!
    http://umsenhorpalhaco.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, Ítalo! Aliás, também espero logo comprar uma instante, meus livros acabam sofrendo muito, hehehe. Abraços!

      Excluir
  6. Nossa eu sofri a pouco tempo porque recebi um livro com uma capa um pouco delicada, com uma textura macia na cor preta. Toda vez que tocava o livro, ele manchava. No fim das contas resolvi ler ele todo pra depois tentar resolver o problema. Aí limpei direitinho e guardei. Agora está lá intocado kk

    A poeira aqui em casa sempre me mata de raiva também, limpo meus livros com muita frequencia por causa disso.

    (desconstruindoaspalavras.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, tem livros que só podemos limpar mesmo depois de lidos, hehe. E realmente sofro muito com a poeira, o setor onde eu moro tem um asfalto de péssima qualidade!
      Abraços!

      Excluir
  7. Mãos sujas são os mais clássicos
    Ainda mais quando se empresta os livros

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, por isso que ninguém - nem eu - gosta de emprester livros. É furada na certa! Abraços!

      Excluir
  8. O dos ratos quase não acontece comigo porque eu coloco em um local "alto" mas mesmo assim, depois que você comentou isso ai, fiquei até com medo. O que eu tenho mais raiva é a poeira e goteiras, que destroem o livro completamente!

    xx,
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, considero os ratos os mais perigosos - roeram um livro meu do Harry Potter!! - mas são realmente mais incomuns que a poeira e as goteiras. Abraços!!

      Excluir
  9. Nossa que tag mais malvada!Eu fiquei imaginando meus nênes(livros) em todas estas situações!............................................................................................................................................................................................... Pronto já fui verificar a saúde dos meus lindos e eles agradeceram por ter uma mãe que zela por eles e que sempre,todo dia mesmo,dá uma olhadinha para ver como todos estão,agradeceram também por eu ser uma mãe bem higienica e não pegá-los com as mãos sujas e nem comer nada perto destas criaturinhas tão frágeis.kkkkkkkk

    Outro inimigo dos livros são as baratas.#bichonojento

    Beijos!

    amei teu blog!

    eueminhacultura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Karina, você é realmente uma guerreira! Mesmo sendo apaixonado de coração pelos livros, às vezes acho que sou um mal pai, hehehe! Mas estou tentando mudar. E sim, as baratas são realmente terríveis, também já tive que enfrentá-las!
      Obrigado por ter gostado do blog!
      Abraços!

      Excluir
  10. O café doeu a minha almaaaaa!!! Seeeempre faço isso! Deus proteja! :P

    um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, quem manda o livro ser bom demais, rsrsrs. A gente precisa matar a fome, hehehe.]
      Abraços!

      Excluir
  11. As traças cara... Elas sempre comem meus livros!!
    Beijos,
    Fernanda

    http://diariosdeumafangirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii Diego:D Muito fofo seu blog, vou seguir sim!
    Manchas de café tomo o máximo cuidado ( Café aqui e que nem água rs)
    Beijos Bia
    http://umamadoradepalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, uma meu irmão derramou café em um livro meu do Pedro Bandeira, choro até hoje!, rsrsrs.
      Abraços!

      Excluir